tn_Centro de CulturaObras de arte serão levadas a outros centros culturais da cidade em março

 

 

A Galeria Djanira, no Centro de Cultura Raul de Leoni, recebe a Mostra Itinerâncias, que reúne obras de arte pertencentes ao acervo do próprio Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE). A exposição será aberta nesta quinta-feira (08.02) e vai atéo dia 28 de fevereiro. A partir de março, a mostra começa a percorrer outros centros culturais dos distritos cidade, como a Galeria Peter Brian Medawar, no Parque Municipal de Itaipava, e o Centro Cultural de Nogueira.

 

tn_Centro de Cultura 2

Boa parte do acervo é composta por pinturas e gravuras e, em menor número, de fotos e esculturas. Algumas peças estavam distribuídas pelos departamentos do IMCE e outras estavam em sua reserva técnica. De acordo com o animador cultural do Instituto, Paulo Campinho, algumas obras chegaram ao acervo por meio de doação de instituições culturais, como é o caso de uma coleção de serigrafias do mestre Carybé, doada pela Associação Atlética do Banco do Brasil.

“Outras doações foram feitas pelos próprios artistas, normalmente após uma mostra numa das galerias do Centro de Cultura Raul de Leoni, como é o caso de obras de Jaime Moreno, Vitor Lemos e Paulo Mendes Faria. Em outras ocasiões essas obras nos chegaram através de certames artísticos, cujas obras premiadas passavam ao acervo da antiga Fundação de Cultura, como é o caso de uma obra de Geraldo Flores”, destaca Campinho, lembrando que não há uma linha estética predominante no acervo.

A Mostra Itinerâncias conta com 16 obras e estará em cartaz na Galeria Djanira do Centro de Cultura de 8 a 28 de fevereiro. A visitação é de segunda-feira a sábado, de 10h às 18h.

Já a itinerância do acervo pelos centros culturais é uma forma de facilitar o acesso do público nos distritos, além de valorizar os espaços com obras de artistas consagrados, muitos deles nascidos em Petrópolis. Entre março e abril a exposição estará na Galeria Peter Brian Medawar, no Parque Municipal de Itaipava, e em maio no Centro Cultural de Nogueira. De lá deverá seguir para o CEU da Posse, em junho.

 

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação