tn_Cartão Imperial

Das 296 famílias que precisam atualizar os dados, apenas 192 compareceram no CRAS Centro

104 beneficiados terão até o dia 02 de março para realizar o processo

 

A prefeitura prorrogou até o dia 02 de março o recadastramento do Cartão Imperial para os moradores da 24 de Maio, Morin, Caxambu e adjacências. O processo encerrado nesta terça-feira (06.03) teve baixa adesão. Dos 296 beneficiados apenas 192 compareceram no CRAS do Centro para atualizar os dados. A Secretaria de Assistência Social está realizando nova convocação para que as 104 famílias pendentes possam entregar a documentação na unidade com tranquilidade.

 

A meta da prefeitura é manter ativo o benefício dos que comprovarem a situação de vulnerabilidade social, de insegurança alimentar e/ou nutricional para manter o recebimento de R$ 70 mensais.  A atualização dos dados ocorre diariamente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro localizado na Rua Dr. Sá Earp, nº 39, de 9 às 16h. A secretária de Assistência Social, Denise Quintella reforça que a convocação dos beneficiados ocorre frequentemente junto aos Centros Comunitários, unidades de Saúde e igrejas da região.

 

“Baixa adesão no processo nos preocupou então rapidamente prorrogamos o recadastramento para que as famílias possam buscar o CRAS com tranquilidade até março. Estamos mobilizando as equipes para que continuem ligando para os beneficiados, além da integração com as agentes de saúde e líderes comunitários para que todos compareçam no Cras”, afirma Denise Quintella.

 

A moradora do Caxambu Eloisa Almeida da Costa é cuidadora de idosos e devido ao trabalho não conseguiu realizar a atualização conforme o cronograma divulgado pela Assistência Social. Por ser uma região muito populosa, o recadastramento foi divido em ordem alfabética.

 

“Eu acompanhei pelos jornais que o prazo terminava hoje e corri para fazer. É muito bom ter prorrogado, pois mais pessoas podem vir aqui principalmente quem trabalha e não tem como vir na data programada. Eu vim aqui com a documentação para saber como fazer já que perdi o prazo, mas logo consegui fazer a atualização, então foi bom que não perdi a viagem”, disse.

 

As famílias que não se recadastrarem terão, inicialmente, o benefício bloqueado por 30 dias. Atualmente, o município conta com 3.080 pessoas com os cadastros atualizados e 1.063 usuários já desligados do programa por não comprovarem a situação de vulnerabilidade social, de insegurança alimentar e/ou nutricional.

 

“Esse é o momento das pessoas virem até aqui para realizar a atualização dos dados, principalmente aqueles que perderam os prazos. Precisamos tranquilizar a população que o desligamento não é automático. Primeiro o benefício é bloqueado, então a família que não conseguir sacar o valor do benefício deve procurar atendimento no CRAS mais próximo de sua residência ou o atendimento junto à Secretaria localizada no Centro Administrativo da prefeitura na Avenida Barão do Rio Branco para avaliar o cadastro”, disse Denise Quintella.

 

 

Como se recadastrar?

 

O recadastramento do Cartão Imperial garante o recebimento do benefício aos atendidos que estejam dentro dos critérios do programa, ou seja, que comprovem situação de vulnerabilidade social e estejam devidamente cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

A Secretaria de Assistência Social disponibiliza uma equipe para convocar as famílias por telefone. Para fazer o recadastramento, o usuário deve levar documento original e cópia – CPF do titular, carteira de trabalho de todos que moram na casa maiores de 18 anos, mesmo que não esteja assinada (cópia das páginas da foto, do verso e do último contrato de trabalho assinado na carteira); comprovante de renda atual (contracheque, comprovante do benefício do INSS); certidão de nascimento dos filhos menores de 18 anos; carteira de vacinação dos menores de 10 anos; declaração de escolaridade; comprovante de residência atual; laudo médico ou comprovante de acompanhamento dos portadores de doenças graves ou pessoa com deficiência.

Em casos de dúvidas, os moradores podem entrar em contato pelos telefones (24) 2233-8109 e 2233-8110.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis