tn_HCC

Dos 200 leitos da unidade, 170 são destinados ao município

A prefeitura passa a contar com 30 leitos para usuários do SUS, totalmente reformados, em uma unidade de internação em Clínica Médica, do Hospital Clínico de Corrêas (HCC). A unidade foi inaugurada nesta terça-feira (30.01), com a presença do prefeito Bernardo Rossi e o secretário de Saúde Silmar Fortes. Com a melhoria, o HCC, além de contribuir com as internações no município também busca fortalecer a parceria para a realização de procedimentos cirúrgicos de médio porte.

A unidade passou por um período de cinco meses de reforma que contemplou pintura, reparos elétricos e compra de novas camas, enxovais e televisores que garantem mais conforto e qualidade ao tratamento do paciente. O HCC, com 88 anos de fundação, possui atualmente 200 leitos, entre CTI e Clínica Médica e, destes, 170 são destinados aos usuários do Sistema Único de Saúde.

O prefeito Bernardo Rossi reforça que a parceria vem sendo fortalecida ao longo da gestão. Ele relembra que esteve presente durante a inauguração dos 20 leitos de CTI e durante as obras de construção do Centro Cirúrgico.

“É preciso parabenizar a toda equipe que entendeu que o ano passado foi um período difícil, de parcelamento e pagamentos de dívidas. Em momento algum o hospital deixou de oferecer qualidade e um atendimento humanizado a nossa população. Ter essa parceria é fundamental para a nossa gestão que conta com uma unidade de clínica médica nova, além dos leitos de CTI e pretendemos explorar ainda mais o potencial cirúrgico do HCC com os procedimentos de médio porte”, anuncia o prefeito.

O secretário de Saúde avalia que a reforma realizada na unidade contemplou ainda os profissionais que atuam no local, com a instalação de uma sala de descanso para enfermagem e sanitários privativos.

“Estamos acompanhando a transformação do hospital desde a estrutura até o atendimento humanizado. Conseguiremos com essa parceria fortalecer o SUS, com nova ala de internação, centro cirúrgico, e assim contribuir para que a população tenha mais uma unidade para de atendimento com qualidade”, ressalta.

O diretor geral do HCC, Marco Paulo Vianna Cordeiro afirma que a parceria junto à prefeitura vem sendo fortalecida ao longo da gestão e pretende buscar o convênio para as cirurgias gerais junto ao município. Atualmente são realizados 25 procedimentos, entre cirurgias de vesícula, próstata e tumores, por mês e a expectativa é dobrar esse número ao longo do ano.

“Nós contamos com três salas cirúrgicas com equipamentos modernos e realizamos cirurgias das especialidades médicas – ortopedia, mastologia, urologia, gastroenterologia, angiologia e clinica geral. Como inauguramos o centro cirúrgico recentemente o número mensal ainda é pequeno pelo porte que temos, buscaremos dobrar esse número, mas queremos fortalecer a parceria com a prefeitura para realizar as cirurgias do SUS também aqui na unidade e vamos continuar trabalhando para atender bem a nossa população”, disse.

Participaram também da inauguração o vice-prefeito Baninho; o presidente da Câmara, Paulo Igor e os vereadores Roni Medeiros, Justino do Raio-x e Antônio Britto.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis
Fotos: Marcello Santos