IFDurante a noite desta segunda-feira (28) foi realizada a Audiência Pública da força de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS), no plenário da Câmara Municipal de Petrópolis. O debate foi conduzido pelo vereador Silmar Fortes (PMDB), que preside a Comissão em Defesa da Saúde.

A falta dos representantes do poder Executivo foi sentida pelos servidores e gerou um mal estar muito grande entre os presentes. Foram expedidos ofícios justificando a ausência apenas uma hora antes do início do encontro.

Estiveram presentes alguns membros do Conselho Municipal de Saúde (Comsaude), do Conselho Regional de Psicologia (CRP), APACS, agentes de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem, que apoiaram e aprovaram uma carta onde explicaram o problema ocorrido na Audiência Pública relacionada à falta dos representantes da prefeitura.

“O evento teve o objetivo de debater e encontrar soluções para as demandas encontradas diariamente pelos profissionais da saúde. A pauta teve como temas a valorização profissional, melhores condições salariais e de trabalho, além do aprimoramento e a capacitação profissional. Temos que criar mecanismos que, de forma propositiva, possam construir soluções para as reivindicações, por meio do diálogo franco e transparente”, disse o vereador Silmar Fortes.

Também foi proposta a criação de um Fórum da Saúde Municipal, além do primeiro passo para a organização e criação da Associação do Profissional de Saúde do Município. Ficou decidido que no dia 26 de maio, no plenário da Câmara de Vereadores, será apresentado o estatuto da nova entidade.

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação