tn_Expositores do Petrópolis Beer Festival passam por capacitação da Vigilância Sanitária

2ª edição do evento reunirá gastronomia, cerveja e música no Palácio de Cristal entre os dias 19 e 21 de janeiro com a expectativa de receber 1.500 pessoas por dia

Visando a qualidade dos produtos comercializados na 2ª edição do Petrópolis Beer Festival que ocorrerá entre os dias 19 e 21 de janeiro, no Palácio de Cristal, a prefeitura forneceu uma capacitação com orientações sanitárias aos expositores nesta quarta-feira (17.01). A feira reúne gastronomia, cerveja artesanal, cultura e arte, contará com sete marcas de cerveja e shows nos três dias de evento. A expectativa é de que de 1.000 a 1.500 pessoas passem por dia pela festa.

Iniciando o calendário oficial do Turispetro, a Vigilância Sanitária foi convidada para fornecer gratuitamente, as orientações de como os expositores e comerciantes devem manipular as bebidas e alimentos de forma segura e com qualidade à saúde dos consumidores.

Os lounges espalhados pelo evento contarão com pratos que harmonizam com cerveja. Serão oferecidos combos de chope + comida por R$ 20. Cada lounge vai sugerir em seu cardápio os alimentos que mais combinam com cada tipo de cerveja. Entre as opções estão pratos que vão desde comida de boteco a crepe francês.

A superintendente de Atenção à Saúde, Fabíola Heck anuncia que além dos cursos já proporcionados pela Vigilância Sanitária mensalmente, também foi formulado uma agenda para os comerciantes e produtores de fabricação artesanal de bebidas e alimentos.

“Estreitamos os laços entre as secretarias conforme orientação do prefeito e secretário de Saúde para que os comerciantes pudessem ter orientações quanto ao preparo e comercialização dos produtos e principalmente para que a população possa desfrutar de uma alimentação saborosa e com qualidade. A integração que começou ano passado com a Bauernfest segue este ano com o Festival e nós ainda teremos uma capacitação junto aos expositores da Deguste”, afirma.

A prefeitura tem a expectativa de que o comércio de alimentos e bebidas tenha o foco na prevenção das doenças transmitidas por alimentos (DTA). As ações serão de cunho educativo, onde os empresários, expositores, produtores de alimentos artesanais e manipuladores serão capacitados conforme as normas da RDC 2016 de 2004 da Anvisa e demais legislações pertinentes.

“São cursos com duração média de 4 horas onde entregamos instruções básicas para que cada expositor tenha de forma resumida e objetiva o que necessita fazer para o seu estabelecimento. As orientações vão desde as instalações, formas de oferta dos alimentos, aquisição dos produtos, preparo, transporte, acondicionamento, informações de validade, entre outras”, explica Dayse Carvalho, coordenadora da Vigilância Sanitária.

Como protocolo para realização de eventos é necessário solicitar a licença de realização a vários órgãos como a Secretaria de Fazenda e Corpo de Bombeiros dependendo do tamanho e tipo de evento a ser realizado. Dayse Carvalho explica que durante o processo de liberação de licenças, a Vigilância é acionada para realizar as orientações e fiscalizações.

“Orientamos sobre os documentos necessários como o licenciamento sanitário para saber se as empresas estão legalizadas e regularizadas com as renovações anuais e caso não estejam orientamos os procedimentos de regularização. Trabalhamos também em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Fazenda, além da Turispetro com o objetivo de expandirmos a vocação turística da nossa cidade recentemente considerada como Capital Estadual da Cerveja”, avalia.

Petrópolis Beer Festival começa nesta sexta-feira dia 19

O Petrópolis Beer Festival terá início nesta sexta-feira (19.01) de 14h às 22h seguindo com programação no sábado (20.01) e no domingo (21.01) de 10h30 à meia noite. Na sexta, às 20h, o público vai poder curtir o melhor do sertanejo com o cantor Lucas Israel. No sábado, de 12h às 17h, tem uma roda de samba de raiz. Em seguida, 17h, o cantor e compositor carioca Fred Chico sobe ao palco levando muito pop rock. E a banda Tokaia, já tradicional na cidade, fecha a noite, às 20h.

No domingo, o dia promete ser animado com a apresentação da banda Trisônica, de 13h às 17h. O show será interativo e proporcionará ao público a possibilidade de viver um pouquinho do que os músicos vivem, cantando em um karaokê no palco da festa. O evento também vai contar com atividades para as crianças. O objetivo é reunir todos os tipos de público, dos pequenos à terceira idade.

O evento, que tem parceria com a Turispetro, tem como objetivo valorizar o que a cidade tem de melhor, oferecendo produtos da cidade e consolidando o turismo cervejeiro, que cresce a cada dia no município – dono do título de Capital Estadual da Cerveja. “Nossa intenção é apoiar os eventos que chegam para fomentar o turismo em Petrópolis. Vamos sempre trabalhar parcerias com as iniciativas privadas para um objetivo comum: movimentar a economia da cidade e consolidar nosso turismo cervejeiro”, explica o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Foto: Marcello Santos

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis