tn_Museu2013 foi um grande ano para o Museu Imperial/Ibram. Foram diversos eventos e prêmios que demonstram a seriedade e o comprometimento da instituição que cumpre o seu papel com a sociedade e a nossa história. Ao todo, 322.484 pessoas visitaram o Museu Imperial e seus eventos durante o último ano, sendo 282.919 o número de visitantes apenas do Palácio.
Prêmios
O Museu Imperial conseguiu duas classificações positivas de veículos de grande importância na área de turismo e viagens em 2013. No início do ano, o Guia Quatro Rodas, principal publicação brasileira do gênero, classificou a instituição com a nota máxima de 5 estrelas, sendo o único do estado do Rio de Janeiro e um dos oito do Brasil a receber essa indicação. Em junho, o MI recebeu o prêmio “Travelers’ Choice”, que tem como base avaliações e opiniões dos viajantes no TripAdvisor, o maior site de viagens do mundo. A instituição foi apontada como um dos 10 melhores museus do Brasil, ficando em sexto lugar no país e 12º entre os museus da América Latina. Tal reconhecimento colocou o MI no pequeno grupo de 1% das atrações listadas no site que alcançaram a premiação no primeiro ano do programa.
Mas o reconhecimento não parou por aí: Pela primeira vez, uma instituição brasileira foi agraciada com registros nas três dimensões do Programa Memória do Mundo da UNESCO em um mesmo ano: “Coleção Sanson”, no Registro Nacional; “A Guerra da Tríplice Aliança: representações iconográficas e cartográficas”, no Registro Regional (América Latina e Caribe), em uma candidatura conjunta com mais oito instituições; e o “Conjunto documental relativo às viagens do imperador d. Pedro II pelo Brasil e pelo mundo”, no Registro Internacional, equivalente ao prêmio de Patrimônio da Humanidade. Todos eles conquistados em 2013, graças a profissionais capacitados e dedicados ao trabalho desenvolvido.
Eventos
O Museu Imperial realiza e cede espaço para diversos eventos como palestras e concertos, além das atividades físicas que acontecem semanalmente no pátio da instituição (yoga, tai chi e caminhada). Todas essas atrações atingiram 8.842 pessoas em 2013.
Como espetáculos permanentes, o Museu Imperial oferece o “Som & Luz” e o “Um Sarau Imperial”, que têm atraído um grande público. Em 2013, 22.945 expectadores prestigiaram o Som & Luz, o primeiro espetáculo do gênero no Brasil, que reúne cores, luzes, sombras, tecnologia e efeitos especiais em superprodução realizada ao ar livre, para reviver a história de d. Pedro II. Já o “Um Sarau Imperial” foi assistido por 6.627 visitantes, 57% a mais que em 2012.
Casa de Cláudio de Souza
A subunidade do Museu Imperial, que leva o nome de seu doador, recebe regularmente diversas atividades culturais, sempre com entrada gratuita, de forma a levar cultura, informação e entretenimento a todos. Como reconhecimento a esse trabalho de extrema relevância à sociedade, a Casa de Cláudio de Souza recebeu o prêmio Personalidades Petropolitanas na categoria Entidades e Eventos. Em 2013, 2.569 pessoas estiveram nos eventos realizados na unidade.
Direção
O historiador Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor do Museu Imperial, recebeu em março de 2013, uma Moção Congratulatória na Câmara Municipal de Petrópolis proposta e entregue pelo vereador Silmar Fortes, devida ao trabalho do diretor à frente do Museu, que segundo o parlamentar, tem tido, nos últimos anos, uma relação muito mais próxima com a comunidade petropolitana.
Em dezembro, a homenagem veio da Marinha do Brasil, através da Medalha Mérito Tamandaré, que é destinada a autoridades, instituições e personalidades civis e militares que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil. A condecoração foi feita em reconhecimento ao trabalho que resultou na inscrição de documentos sobre a Guerra do Paraguai pertencentes à Marinha no Registro do Programa Memória do Mundo da UNESCO para a América Latina e o Caribe.

Era Virtual
No fim de 2013 o Museu Imperial lançou a sua visita virtual, para que qualquer pessoa, em qualquer canto do mundo, possa apreciar seu acervo histórico, artístico e paisagístico, todos os dias, 24 horas. Através de setas, o internauta pode caminhar por salas, ter informações detalhadas dos objetos e arquitetura, auxílio de um áudio guia, mapa e ainda é possível mover algumas peças.
A novidade não tem o intuito de substituir a visita física, mas sim constituir-se como um rico instrumento para o aprofundamento de conteúdo, e para (re)visitar a experiência vivida, além de ser condição de acesso a quem não pode deslocar-se até Petrópolis. O trabalho em 360° pode ser acessado através do site da instituição, (wwww.museuimperial.gov.br)
Museu Imperial/Ibram/MinC

Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br
Twitter: @museuimperial
Facebook: www.facebook.com/museuimperial

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Ingressos para visitação:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito