União, Inovação e Foco para o desenvolvimento do Kartismo do Rio de Janeiro em 2018

A FAERJ – Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro anuncia o formato e calendário 2018 para a modalidade Kart.

O aprendizado nos últimos anos num difícil cenário econômico e financeiro no Estado Rio de Janeiro, foi determinante para as pessoas que fazem parte da cadeia produtiva do kartismo, buscarem a união, inovação e foco no Campeonato Estadual de kart do Rio de Janeiro.

A proposta que inicialmente partiu dos preparadores, chefes de equipes e fornecedores de motores, de se ter um único campeonato no estado, foi apreciada pela FAERJ e também pelos administradores do Kartódromo Internacional de Guapimirim e Kartódromo Internacional de Volta Redonda, e bem recebida por todos.

Em 2018, haverá um único Campeonato de longa duração, temporada 2018, que será composto de 8 (oito) etapas, todas elas com rodada dupla, aos sábados, ocorrendo os treinos oficiais, tomada de tempo e as duas corridas.

As oito etapas irão acontecer alternadamente em cada sede, ou seja, em cada kartódromo, conforme, calendário abaixo:
1a. Etapa – 17 de março – Volta Redonda
2a. Etapa – 28 de abril – Guapimirim
3a. Etapa – 19 de maio – Volta Redonda
4a. Etapa – 30 de junho – Guapimirim
5a. Etapa – 04 de agosto – Volta Redonda
6a. Etapa – 15 de setembro – Guapimirim
7a. Etapa – 03 de novembro – Volta Redonda
8a. Etapa – 01 de dezembro – Guapimirim

O formato no tocante a motorização, a escolha é por motores sorteados, formato este, que é mais acessível aos pilotos, menor custo ao longo da temporada, baixo investimento, pois só precisa ter motor para treino. E terá uma categoria de motor próprio 4 Tempos.

A FAERJ com o auxilio dos administradores dos kartódromos, estão neste momento pedindo propostas técnicas e de preços para os fornecedores de motores, e onde o escolhido terá que atender aos quesitos de qualidade, histórico de atendimento e preço. A FAERJ, informa ainda que poderá ser um único fornecedor para todas as motorizações ou um para 4 Tempos, Mirim e Cadete, e outro para 2 Tempos.

Os regulamentos serão espelhos do RNK – Regulamento Nacional de Kart, e por consequência as categorias. A FAERJ informou que a área técnica esta trabalhando na elaboração dos regulamentos, e logo que concluído serão publicados.

Ao analisarmos o histórico de pilotos que participaram nos últimos anos, em especial o ano de 2017, nas duas competições oficiais, em Guapimirim e Volta Redonda, podemos dizer que a temporada 2018, promete superar a 100 (cem) pilotos por etapa.

O Presidente da FAERJ, Sr. Djalma de Faria Neves, declara: “Acreditamos que o momento requer, União, Inovação e Foco para o desenvolvimento do Kartismo do Rio de Janeiro em 2018, e para isso todas as forças da cadeia produtiva do kartismo – pilotos, preparadores, mecânicos, chefes de equipes, fornecedores de motores, promotores, os kartódromos, FAERJ, e todas as pessoas de uma forma direta e indireta que fazem parte do processo, estarão na temporada 2018 de mãos dadas na busca de soluções de baixo custo, eficientes e eficazes. Esta dada a largada para a temporada 2018 do Campeonato Estadual de Kart do Rio de Janeiro.”

Texto: Luiz Pinheiro
Velocidade total