tn_Natal Imperial (4)

            Se o primeiro fim de semana do Natal Imperial já foi um sucesso, a segunda semana de programação também chega recheada de atrações e mais inaugurações na iluminação. O período começa na quarta-feira com um Concerto de Natal do 32º Batalhão de Infantaria Leve, no Theatro Dom Pedro, e só termina no domingo à noite, com a Parada Iluminada na Rua do Imperador. Na quinta-feira, entre os destaques está a apresentação do primeiro espetáculo do Túnel Iluminado da Rua 16 de Março. E na sexta, o lançamento do Natal Sesc Quitandinha, com Fanfarra Black Club, apresentação dos Meninos e Meninas dos Canarinhos de Petrópolis e grande show com a cantora Maria Rita, no Palácio Quitandinha.

De recreação infantil à Camerada Natalina, as atrações prometem agradar a todos os gostos. Na programação ainda estão apresentações de corais, bandas marciais e orquestras, shows, aulas de dança, chorinho de Natal nos distritos, e muito mais. De acordo com o secretário da TurisPetro, Marcelo Valente, as atrações estão chamando a atenção do público e os hotéis e restaurantes já estão colhendo os resultados da festa.

“O movimento está muito melhor do que no ano passado. Nossa expectativa é de que feche 30% maior do que no mesmo período de 2016. E ainda estamos conseguindo algo inédito: alguns turistas já estão reservando até segunda-feira, ao invés de saírem no domingo, pelo fato de os desfiles acontecerem aos domingos à noite. Estamos mantendo o turista mais tempo na cidade, isso acarreta na melhora da arrecadação do comércio, restaurantes e hotéis”, frisa Valente, lembrando que os desfiles acontecem nos dias 10 e 17 de dezembro, sempre às 19h30.

Na quarta-feira, a programação da segunda semana começa com o Concerto de Natal do 32º Batalhão de Infantaria Leve, às 19h, no Theatro Dom Pedro. Para retirar o ingresso basta levar um quilo de alimento. A Banda de Música do 32º Batalhão de Infantaria Motorizado -“Batalhão Dom Pedro II” – teve sua origem no 26º Batalhão de Infantaria, em Maceió, no ano de 1888. Desde então, vem encantando o público com belíssimas apresentações.

No dia seguinte, quinta-feira, às 20h, a prefeitura inaugura o ponto alto da iluminação de Natal; o Túnel de Luz da Rua 16 de Março. Maior do Brasil, o Túnel terá espetáculos diários sincronizado luzes e trilha sonora especialmente preparada para o período. Os espetáculos na rua serão diários, sempre às 20h, 20h30, 21h e 21h30. Com 100 metros de extensão, da entrada da via até a altura da Rua Alencar Lima, o túnel terá milhares de lâmpadas que acendem e apagam de acordo com a música. As apresentações duram cerca de seis minutos.

 

Outro destaque da programação é apresentação gratuita do Concerto Mil Vozes com crianças do Programa Canta Petrópolis, às 19h, no Teatro Mecanizado do Sesc Quitandinha, no domingo (10.12). ​São 50 corais de escolas municipais de Petrópolis.Também no domingo, entre os pontos altos da programação está a Parada Iluminada, às 19h30, na Rua do Imperador. ​Com a participação de 300 figurantes e artistas da cidade, o desfile oferecerá ao público uma viagem ao universo mágico do Natal, com muita música, dança e alegria.

 

o desfilena Rua do Imperador. altos da programa de Março.

s 19h, no Teatro Mecanizado do Sesc QuitandinhaSaoS

Sesc Quitandinha abre programação

Nesta sexta-feira (08.12), o Natal Sesc Quitandinha abre sua programação. O ponto alto será às 19h, com concerto dos Corais dos Canarinhos de Petrópolis e das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, em frente ao Palácio, antecedendo o acendimento da iluminação da árvore natalina, às 20h. A Fanfarra Black Clube recebe o público, a partir das 18h, com seu mix de funk, disco music e hits da música negra. Em caso de chuva, o concerto acontece dentro do Palácio, no Hall Monumental, e a árvore acende normalmente.

 

A árvore, que está sendo montada no Lago Quitandinha, terá 15 metros de altura. Estruturada em ferragem, ela ficará instalada em uma balsa de chapa naval flutuante no espelho d’água. A alegoria será decorada com estrelas douradas contornadas por mangueiras de LED, bolas vermelhas e iluminadas, sinos dourados com laços vermelhos e uma estrela de 2 metros na ponta. Micro-lâmpadas de led e stroble distribuídos em torno da árvore darão uma iluminação toda especial à decoração.

 

O Palácio Quitandinha também se transformará em uma grande tela artística. Toda a extensão da sua fachada receberá o videomapping criado exclusivamente para o evento pelos VJsGuigga Tomaz e Chico Abreu. Trata-se de uma projeção de grafismos com temática natalina, numa intervenção que mistura arte e tecnologia e que dá novo significado àquele espaço urbano. A projeção acontece às sextas-feiras e sábados, das 19h às 23h, entre os dias 7 e 23/12.

 

A partir desta semana também estaciona na Praça Dom Pedro o Caminhão Magia Sesc, de 10h às 18h.O Caminhão Magia é uma biblioteca sobre rodas que levará o espírito natalino pelas ruas da cidade de Petrópolis. Além de incentivar a prática de leitura, serão ofertadas oficinas de enfeites natalinos com materiais reaproveitáveis, disseminando também os conceitos de sustentabilidade.

 

 

Vila Imperial

 

Na Vila Imperial, que funciona todos os dias, as atrações começam na quinta-feira (07.12), às 20h, com a apresentação do Duo “Encantando o Natal”.  A cantora Mônica Campos e o maestro e pianista Rodrigo D’Ávila apresentam canções francesas, americanas e italianas, além de repertório erudito.

 

Já na sexta-feira, às 19h tem apresentação da Orquestra de Câmara de Petrópolis. Formada por jovens do Projeto Ação Social pela Música do Brasil, patrocinado pela GE Celma, a Orquestra promete encantar o público. Mais tarde, às 21h, Anna Hannickel se apresenta acompanhada por instrumentistas de Orquestras Sinfônicas. A soprano traz o show “Natal é Amor, Natal é Música” com cantigas natalinas clássicas e populares.

 

Um aulão de dança abre a programação do sábado, às 11h. ​À tarde, às 16h, Mariano Trio se apresenta. Fechando a noite, às 20h, a Camerata Natalina vai apresentar um belíssimo concerto de Natal, com harpas, contrabaixos, flauta e cantores, que reúne músicos consagrados e solistas das orquestras do Rio de Janeiro.

 

No domingo, outro aulão de dança acontece também às 11h. À tarde, às 14h, é a vez da Orquestra Ação Social pela Música se apresentar. A Orquestra é uma organização não governamental, que visa contribuir para a formação e desenvolvimento da cidadania de crianças, adolescentes e jovens de comunidades carentes por meio do ensino da música clássica e da implantação de orquestras em todo o território nacional. Mais tarde, às 17h, o Trio Minueto, um grupo de música de câmara composto por flauta transversa (João Gabriel Gomes), violoncelo (Francisco Ytida) e piano (Diego Forte), traz ao público música instrumental erudita.

 

 

​Doce Natal

 

Na quinta-feira, às 19h, o Coral da Usimed encanta o público com repertório vasto e eclético, construído e colhido das histórias de seus participantes. O coral conta com aproximadamente 60 participantes, sendo a mais velha com 85 anos. O grupo tem a regência de Celina Maydana e Fátima Brasil, ambas médicas.

 

No dia seguinte, sexta-feira, às 20h, será a vez do Coral EnCantar da Ge Celma. Diferente dos corais tradicionais, Petrópolis conta também com o gênero coral de empresa. Na difusão do canto coral surge esta modalidade que tem o objetivo de integrar funcionários, promover relaxamento mental, diminuir o stress e promover o bem-estar de seus colaboradores.

 

No sábado, a programação começa cedo, às 11h, com“Um presente para o Planeta”. ​O espetáculo traz como temática natalina o velho costume de dar presentes. Esse passa a ser o eixo do show infantil, onde a autora elenca diversos “presentes” que o nosso planeta nos dá todos os dias. De forma lúdica, a plateia é levada a concluir que o melhor presente que podemos dar ao nosso planeta é o cuidado com o meio ambiente. Já às 15h tem apresentação muscial do Duo Di Linhares. Mais tarde, às 19h, dona de uma poderosa voz, Larissa Viana vai encantar o público. Com um repertório de músicas cristãs ela promete emocionar. Sua interpretação já encantou milhões de pessoas no Brasil, e em todo o mundo durante a Jornada Mundial da Juventude, onde teve o privilégio de cantar para o Papa Francisco e mais de 3,5 milhões de pessoas espalhadas pela Orla de Copacabana.

Programação nos distritos

 

            A programação nos bairros começa já na quinta-feira, com apresentação do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, às 20h, na Igreja São Judas Tadeu, na Mosela.

na Mosela. eira, com apresentaç

​         No sábado, a Rua Teresa recebe duas atrações. Às 14h, tem apresentação musical com Depoli Quarteto Jazz, na altura do número 280. Ás 15, será a vez do Coral Petrópolis, no Shopping 608. Outro polo de modas, a Rua 16 de Março vai contar com o Quarteto Pop Musica, às 15h.

Em Itaipava, o destaque é o Chorinho de Natal, que acontece em quatro shoppings da região. Formado pelo quarteto de Choro Petropolitano: Mauricio Forster – Violão; João Gabriel Flauta Transversa; LaioSimas- Cavaquinho; e Pedro Emmanuel- Pandeiro, o grupo tem como objetivo adaptar temas tradicionais natalinos à música instrumental brasileira. O conjunto se apresenta de forma itinerante com uma caracterização especifica dos personagens natalinos, como o Papai Noel e seus Duendes. O evento começa às 16h, no Vilarejo. Às 16h45 no Shopping Itaipava, às 17h30 no Tarrafas e às 18h20 no Shopping Estação.

 

Na Praça de Nogueira, às 16h, tem Banda Marcial Professora Leila de Souza Castro, com músicas natalinas. No mesmo horário, a Banda Marcial Frei Aniceto estará na Praça São Sebastião. E a Banda Marcial Dragões do Império também se apresentam às 16h no Hipershopping ABC, no Alto da Serra.

s 16h no Hipershopping ABC, no Alto da Serra. ouza Castro, com m

No domingo, às 11h, a Banda Marcial Dragões do Império se apresenta no Parque de Itaipava. Às 14h tem Banda Marcial Wolney Aguiar na Rua 16 de Março. Eles também se apresentam na Praça dos Expedicionários, às 16h.

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis