tn_casa-visconde-de-mauá

Vagas são destinadas aos alunos da Rede Municipal de Educação

A Casa da Educação está preparando novidades para 2018. Uma delas é o aumento na oferta de vagas para oficinas de canto e coral. Estão previstas para começar em fevereiro novas turmas para Coro Infantil, Coral de Meninos e Oficina de Ópera.  As inscrições devem ser feitas na Casa, que fica na Rua Barão do Rio Branco, nº 03, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Cada aluno poderá cursar, no máximo, duas oficinas por ano. Os documentos necessários para a matrícula são: cópia da certidão do nascimento e do comprovante de residência, declaração escolar, cópia da identidade do responsável e uma foto 3×4.

O Coro Infantil será destinado para crianças de quatro aos sete anos. São 15 vagas disponíveis e os ensaios serão às quartas-feiras, das 18h às 19h. Já as aulas do Coral de Meninos da Casa da Educação, para alunos acima de oito anos serão nas quartas-feiras pela manhã, às 9h e nas sextas-feiras à tarde, às 17h. Os alunos da Oficina de Ópera, com mais de oito, anos terão aulas todas as quartas-feiras das 10h até às 11h.

“No começo de 2016, a Casa atendia 180 alunos. Nesse ano, o quantitativo de vagas passou para 600 e para 2018 serão mais 200 vagas, ou seja, 800 alunos da Rede Municipal de ensino poderão participar de oficinas e cursos gratuitos no contraturno escolar na Casa da Educação. A Casa tornou-se um polo de ensino importante para a rede, onde os alunos têm todo um ambiente acolhedor e preparado para recebê-los. Vale destacar que o comprometimento dos profissionais que atuam no local faz toda a diferença para o sucesso desse trabalho”, explica o secretário de Educação, Anderson Juliano.

“As aulas serão dadas na forma de musicalização. Já o canto coral será como instrumento dos alunos que começarão a pratica. Essa iniciação à música é muito importante para desenvolver a consciência do ser humano no mundo. Por meio da arte eles desenvolvem a percepção dos sons, começam a distinguir os timbres e a voz humana na forma do canto. Por isso é muito interessante desenvolver práticas ativas na fase inicial de uma criança”, explica o professor Raphael Macedo, que será responsável pelas oficinas.

Para a Oficina de Ópera estão sendo disponibilizadas 15 vagas. “Nessa oficina o aluno coloca em prática aquilo que ele aprende em um curso livre de canto e teatro. A oficina de ópera está sendo criada para os alunos que nunca fizeram aulas de música e teatro e também para aqueles que já tem experiência vivenciarem uma das artes mais completas. Todo o conteúdo foi programado após muito trabalho e pesquisa. Vamos dar vida a grandes títulos da ópera e musicais”, explica Raphael.

“Um orgulho muito grande fazer parte deste movimento todo em torno da Educação que privilegia o acesso cultural como elemento transformador do indivíduo. Temos visto a Casa brilhando e nos sentimos orgulhosos por ver a alegria dos alunos”, afirma a diretora da Casa da Educação, Catarina Maul.

No Coral de Meninos, os alunos terão aulas sobre a prática erudita tradicional na música ocidental. “Uma prática coral que trabalha a voz dos meninos na idade inicial até a mudança de voz já adolescência”, explicou Raphael.

Raphael Macedo é maestro, pianista, cantor e professor. Está cursando o Bacharelado em Regência Orquestral pela UFRJ. Desde do início da carreira musical já deu aula em diversos projetos de música em Petrópolis e no Rio de Janeiro com todas as faixas etárias, desenvolvendo trabalho com crianças e adultos. Raphael também atua como professor de teoria musical, canto, piano e teclado, regência e flauta doce.

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis