tn_Natal Imperial (10)

 

     Atrações não faltaram no primeiro fim de semana do Natal Imperial em Petrópolis. O show com o padre Fábio de Melo, na sexta-feira, abriu uma série de atividades, que só terminam no dia 06 de janeiro. Os principais palcos da festa foram a Vila Imperial – Praça da Liberdade e o Doce Natal – Palácio de Cristal. De atividades para crianças a shows, passando por boa gastronomia, turistas e moradores se divertiram com as atrações para todos os gostos. Bairros e distritos não ficaram de fora e também receberam programação, com apresentações de corais em Itaipava, Alto da Serra e Castelânea.

 

tn_Natal Imperial (7)

Para completar, a iluminação de Natal encantou quem passou à noite pelo Centro Histórico nestes primeiros três dias de festa. Logo após o acender as luzes, na sexta-feira, dezenas de pessoas disputavam espaço na ponte em frente à Catedral São Pedro de Alcântara para registrar o Rio Quitandinha e as árvores da Avenida Koeler, assim como a Catedral ao fundo, iluminados. A decoração lúdica na Vila Imperial e no Doce Natal completou o clima de magia e sonho proposto pela festa.

 

tn_Natal Imperial (1)

“Este primeiro fim de semana superou as expectativas. As pessoas vieram para as ruas, lotaram o show do padre Fábio de Melo, e a Vila Imperial também ficou lotada durante todo o fim de semana, assim como o Doce Natal. Todas as atrações agradaram e ainda tem muito mais até janeiro”, explica o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo, lembrando que o único evento cancelado foi a Parada Iluminada, em função das chuvas. Mas outros dois desfiles estão previstos para os próximos domingos, dias 10 e 17 de dezembro.

tn_Natal Imperial (2)

 

Neste sábado (02.12) e domingo (03.12), os pais aproveitaram para levar os filhos nas diversas atividades voltadas para as crianças. Na Praça da Liberdade, o destaque foi a chegada do Papai Noel, no domingo, que fez com que uma fila se formasse na frente de sua casa com os pequenos ansiosos para tirar foto, abraçar e entregar cartinhas para o bom velhinho. Mas outra atração que não deixou o público parado, no mesmo dia, foi o show da cantora Bia Bedran, que, além de tocar seus sucessos, ainda apresentou um espetáculo com muita contação de histórias, o que deixou até os adultos encantados. Durante todo o fim de semana, a praça também recebeu auto de Natal e outras atrações musicais.

tn_Natal Imperial (9)

O fim de semana também foi marcado por inaugurações. No sábado, o presépio da Catedral foi aberto ao público. Com peças novas, exibidas pela primeira vez, o público saiu emocionado. O presépio ficará exposto até o dia 06 de janeiro. No mesmo dia, foi a vez da Câmara Municipal abrir sua programação na festa. Foi exibido o primeiro vídeo mapping na fachada do prédio, com uma história de Natal feita exclusivamente para o Natal Imperial. Os espetáculos serão exibidos aos sábados e domingos, à noite, até o dia 05 de janeiro. “Está tudo lindo, nunca tinha visto algo assim”, disse a aposentada Namir Carlos, que assistiu ao espetáculo.

tn_Natal Imperial (6)

No Doce Natal, as apresentações foram sucesso. A Camerata Natalina, no sábado, um espetáculo com harpas, contrabaixos e flauta, lotou o Palácio de Cristal, no sábado. Mas durante os primeiros dois dias de funcionamento do espaço, o público também contou com recreação infantil, shows de música, gastronomia e artesanato.

 

Quem não pôde acompanhar as atrações no Centro Histórico também teve a oportunidade de assistir os corais na programação dos bairros. Em Itaipava, três corais se apresentaram em shoppings da região e depois se encontram para uma apresentação única, no Shopping Vilarejo, no sábado. Os espaços também contaram com a chegada do Papai Noel. No Alto da Serra e na Praça Pasteur, os moradores foram agraciados com apresentações de bandas marciais, que tocaram músicas natalinas. Além disso, os polos de moda da Rua Teresa e Rua 16 de Março também receberam programação, como apresentações musicais.

 

​            Já para os amantes do esporte, a programação do Natal Imperial trouxe a corrida e Caminhada Movimenta Unicred, que teve um percurso de cinco quilômetros no Centro Histórico, todo iluminado com as luzes da festa. A chuva não desanimou os mais de 500 atletas que participaram do evento. Entre os homens, a vitória ficou com Thiago Lima da Silva, que completou a prova em 16 minutos e 34 segundos. Já entre as mulheres, a vitoriosa foi Isis da Silva, com o tempo de 20 minutos e 36 segundos.

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis