Polícia prende suspeito de preparar atentado para réveillon

Autoridades australianas revelaram que nos últimos anos foram evitados 13 atentados em todo o país

Um jovem foi preso nesta segunda-feira (27) sob suspeita de preparar um atentado terrorista para a noite de ano novo em Melbourne, na Austrália. O homem de 20 anos, que não teve a identidade revelada pela polícia australiana, foi detido em uma casa em Werribee, subúrbio de Melbourne. Autoridades australianas revelaram que nos últimos anos foram evitados 13 atentados em todo o país.

De acordo com informações da agência France Presse, as autoridades do país vêm mostrando preocupação crescente com o aumento das ameaças de ataques extremistas. O nível de alerta nacional terrorista subiu desde 2014.

No ano passado, outro complô para o dia de Natal teria sido desarticulado pelos agentes, também em Melbourne. Naquela data, vários homens supostamente ligados ao Estado Islâmico planejavam usar facas, explosivos e armas de fogo em pontos de concentração de pessoas na cidade, como a estação ferroviária de Flinders Street, a Federation Square e a Catedral de Saint Paul.

Outro plano de ataque revelado pelas autoridades foi uma tentativa direta do Estado Islâmico de derrubar um avião através da utilização de um gás venoso ou de uma bomba disfarçada em um moedor de carne.