TCE

100 servidores do estado estavam presentes

 

            Petrópolis foi escolhida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) como polo regional do TCE Itinerante, iniciativa que visa qualificar o servidor para melhor atuação na sociedade e deixá-lo por dentro de todas as mudanças realizadas pelo Tribunal. O projeto, que já realizou oito cursos ao longo do ano na cidade, contou com a presença de funcionários públicos de 20 cidades da região. Em palestras realizadas na Casa dos Conselhos nesta terça-feira (14.11), os 100 servidores do estado presentes foram capacitados na área de prestação de contas, auditorias e editais.

 

“É uma forma de valorizar o trabalho do funcionário público e melhorar os serviços oferecidos à população. A parceria entre a Prefeitura e o TCE tem sido muito positiva para nossos servidores, e, consequentemente, para toda a cidade”, destaca Fábio Alves Ferreira, controlador-geral do município.

 

A organização e escolha dos palestrantes e dos polos é feita pela Escola de Contas e Gestão (ECG) do TCE-RJ, que já capacitou  seis mil funcionários públicos do estado desde o início da iniciativa, em 2011. As palestras realizadas nesta terça falaram sobre prestação de contas e auditorias realizadas pelo TCE e encerram o calendário de atividades de 2017.

 

Abrindo a programação do dia, o professor Davi Bezerra ministrou palestra sobre as deliberações 277 e 279, que tratam da prestação e tomada de contas. Sérgio Villaça falou sobre os novos procedimentos realizados pelo TCE, abordados na deliberação 281, que começou a trabalhar prioritariamente em cima de dados, e não de documentos, como o órgão fazia antes da adaptação.

 

O professor Ronan Costa, que em sua palestra abordou a deliberação 280 (que trata do envio de editais), aprova a iniciativa. “É pertinente levar aos municípios essas aulas, para conscientizar e inteirar o servidor nos procedimentos realizados pelo Tribunal, o que facilita o trabalho de todos. O apoio da Prefeitura de Petrópolis tem sido muito importante para levar os cursos à região”, declara Ronan.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis