IF                                   Encontro será mediado pelo vereador Justino do RX

 

A Câmara Municipal de Petrópolis recebe na próxima sexta-feira (27/10) a partir das 10h, a Audiência Pública “Outubro Rosa – Estatística e Rastreamento do Câncer de Mama”. A iniciativa do vereador Justino do RX (PMDB), presidente da Comissão em Defesa da Saúde, contará com uma palestra da médica radiologista do Hospital Alcides Carneiro, Karuline Catein.

 

O vereador Justino do RX, que irá mediar a Audiência Pública, abordou a importância do encontro e ressaltou a necessidade da discussão do tema. “Por mais que saibamos que o autoexame e a mamografia são as principais estratégias para o diagnóstico do câncer de mama, ainda há uma parcela da população que não realiza os exames conforme indicado. Por isso, encontros como este, que discutem o tema e buscam a conscientização, devem ser realizados com mais constância”.

 

“Após a explanação da Dra. Karuline Catein teremos uma mesa redonda com a presença de integrantes da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos – APPO, do Centro de Tratamento Oncológico – CTO, demais profissionais de ponta que atuam na área da saúde em nossa cidade e também de vitoriosas.”, explicou Justino.

 

A Secretaria Municipal de Saúde informou que de janeiro a setembro deste ano foram realizadas no município 7.350 mamografias, das quais 4.209 na faixa etária recomendada – 50 a 69 anos.

 

Em âmbito nacional, o Ministério da Saúde registrou um crescimento de 35% na realização de exames, número que passou de 3 milhões em 2010, para 4,1 milhões em 2016. Em 2017, até o mês de julho, foram realizados 2,1 milhões de mamografias.

 
Texto: Assessoria
Foto: Divulgação