tn_Sesc RJ destaca a produção cultural da Baixada Fluminense em diversas unidades

 

Unidades de São João de Meriti, Duque de Caxias e Nova Iguaçu recebem extensa programação de artes cênicas, artes visuais, cinema e música. Grupos da Baixada também se apresentam em outras unidades do Sesc RJ no estado

 

O Sesc RJ oferece uma extensa programação de espetáculos de artes cênicas, shows e audiovisual em suas unidades da Baixada Fluminense.  Os palcos de São João de Meriti, Duque de Caxias e Nova Iguaçu recebem espetáculos e filmes tanto de artistas renomados quanto de produções locais. Uma mostra audiovisual e um show musical também fazem parte da programação dessas unidades. Outro destaque é o 16º EncontrArte, que reúne profissionais da produção teatral durante 10 dias em Nova Iguaçu. Também nas artes cênicas, grupos da Baixada se apresentam em outras unidades do estado do Rio.

 

Chegando ao fim no próximo dia 8 de outubro, o Sesc Nova Iguaçu sedia a décima sexta edição do EncontrArte - Encontro de Artes Cênicas da Baixada. Serão 10 dias de evento que discute a economia criativa que envolve a produção teatral. O festival homanegea a atriz Andréa Beltrão, que abriu o evento com a peça Antígona, dia 28 de setembro. O festival contou ainda com ampla programação com grupos locais.

 

Também no “Sesc Territórios”, os palcos de diversas unidades do Sesc RJ recebem espetáculos de artistas locais. Entre eles, os grupos que integram a Rede Baixada em Cena, criada em 2008 e que hoje mobiliza 17 grupos de nove diferentes cidades. A Rede ganhou o Prêmio Shell em 2016 na Categoria Inovação em Teatro e foi também contemplada com o Prêmio Baixada em Artes Cênicas no ano de 2015. O coletivo tem o objetivo de resistir a desafios comuns aos artistas de teatro da região, como a falta de apoio técnico e financeiro às ações artísticas e culturais desenvolvidas, assim como potencializar a visibilidade da produção cênica da Baixada.

Outro desses grupos de artistas original da Baixada é a Cia Código de Artes, de Japeri, que leva o espetáculo “Eu quase não apareci hoje”, ao Sesc São João de Meriti, no dia 25 de novembro. A companhia teatral é resultado da primeira oficina realizada pelo projeto Tempo Livre, realizado no Sesc Nova Iguaçu em 2004, organizado pelo Grupo Nós do Morro para fomentar as artes cênicas em diferentes municípios fluminenses. O espetáculo é um estudo sobre a temática dos afetos que permeiam a sociedade atual.

 

Mostra Crítica & Cinema As unidades do Sesc RJ em São João de Meriti e Nova Iguaçu também recebem, de 24 a 29 de outubro, a Mostra Crítica & Cinema. Concebida pelo Sesc RJ, a Mostra pretende aproximar público e crítica, discutindo a pluralidade e relevância das análises realizadas pelos profissionais da área e promovendo a troca entre estes dois importantes agentes do mercado. Haverá exibições, debates e MasterClasses.

 

“Olhares da Baixada”
Com entrada franca e sob a curadoria de Simone Rodrigues, a mostra reúne trabalhos de nove artistas que possuem ligações afetivas, profissionais e pessoais com a Baixada Fluminense, e valoriza a importância crescente da produção local como expressão artística contemporânea de reconhecimento nacional. Está em cartaz de 23 de Setembro a 30 de Dezembro de 2017 nos Sesc Nova Iguaçu e no Sesc Duque de Caxias e de 27 de setembro a 02 de Dezembro de 2017 no SESC São João de Meriti. Composta por três recortes curatoriais, cada um deles estabelecido em uma das Unidades Sesc RJ, a exposição propõe uma reflexão sobre a identidade e percepção de seus artistas sobre essa localidade.

 

Oficinas de Fotografia

Serão oferecidas, no mês de outubro, oficinas de fotografia através da técnica do Pinhole.
Os dias de trabalho serão:

Sesc Duque de Caxias

- 19 e 20/10 das 13h às 17h.

SESC Nova Iguaçu:

- 27 e 28/10. das 14h às 18h.

SESC São João de Meriti:

- 07 e 08/11. das 13h às 17h.

 *Inscrições serão feitas diretamente com a unidade.

 

 

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação