tn_Sou do RioMovimento Sou do Rio valoriza produto local

 

 

O Sistema FIRJAN aderiu ao Movimento Sou do Rio com a proposta de estimular a população a priorizar a compra de produtos fabricados no estado do Rio. O objetivo é contribuir para o fortalecimento da economia local e para o processo de retomada econômica fluminense.

 

Tendo a sociedade como peça-chave para a transformação do estado do Rio, o movimento busca alertar para a importância de conhecer a origem dos produtos. O movimento prevê que cada pessoa, ao comprar um produto ou um serviço, confira o rótulo e veja onde o mesmo é produzido. Segundo o manifesto do movimento, são “dois segundos que podem significar, no total, milhões de reais em novos negócios e empregos”.

 

Lançado por empresários de vários segmentos e portes, a adesão é espontânea e quer atingir ao maior número de empresas fluminenses em todas as regiões do estado. A ideia é seguir uma tendência mundial de defesa e consumo de produtos locais. O empresário pode aderir à campanha acessando o site www.movimentosoudorio.com.br . Ali, ele terá à disposição as peças da campanha e o manual de uso da marca a ser aplicado em diversos produtos de decoração, alimentos e bebidas, vestuário e etc.

 

Uma das estrelas da campanha é a reinterpretação da poltrona Lina, desenvolvida pelo carioca Fantastico Studio di Design e fabricada pela petropolitana Elon Móveis de Design. Para Rachel Brasil, coordenadora de Suporte a Negócios da FIRJAN, a tendência de valorização do consumo local já é realidade em vários países, principalmente na Europa, e essa é a hora do Rio abraçar a causa.

 

“É importante que o cidadão considere mais um fator no momento da compra. Hoje, ele já leva em conta questões como preço, qualidade e prazos. Queremos que ele perceba também a importância de verificar a origem, pois ao consumir produtos do Rio, empregos são gerados, estimulando um ciclo virtuoso de desenvolvimento local e impactando também em questões fundamentais, como melhor ambiente de negócios, segurança pública, educação e saúde. O potencial do nosso estado é enorme, principalmente pelo estilo de ser do Rio, que atrai olhares de todo o mundo”, afirma a especialista, explicando a adesão da FIRJAN.

 

Ela lembra ainda que o Movimento Sou do Rio não se restringe ao aspecto econômico, mas aborda também a questão emocional: “Precisamos resgatar o orgulho de ser do Rio. Somos e sempre fomos lançadores de tendências, e neste momento de dificuldade econômica do estado, precisamos valorizar cada vez mais o produto local, fazendo a escolha consciente pelo Rio”, destaca Rachel.

 

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação