Advogados voluntários que atenderam a população para o esclarecimento de dúvidasAdvogados voluntários que atenderam a população para
o esclarecimento de dúvidas 

 

A Ordem dos Advogados de São Caetano do Sul – 40ª Subseção realizou no último dia 30, no Parque Chico Mendes, o “Atendimento Jurídico” – uma ação voluntária que ofereceu aos munícipes, esclarecimentos sobre dúvidas jurídicas das mais diversas áreas da advocacia.

Diariamente, às pessoas são acometidas por situações que lhe causam transtornos ou prejuízos. Então, eis a pergunta: o incidente cabe ou não ação processual? Por isso, é importante a pessoa ter ciência dos seus direitos e deveres; em que área do direto o seu problema se encaixa, como solucioná-lo, qual o órgão procurar, se tem ou não direito a assistência judiciária gratuita etc. “Este trabalho social consistiu em tirar dúvidas básicas do cidadão comum, e recebemos diversos indivíduos buscando orientação sobre casos que envolvem o direito do consumidor, pensão alimentícia, aposentadoria, direito de família, enfim… Todo mundo sempre tem uma questão e, para nós, é maravilhoso realizar este trabalho social, porque as pessoas têm dúvidas simples. Diversas vezes, elas precisam apenas se certificar ou tomar conhecimento de que podem reivindicar algo”, declarou a Presidente da Comissão de Ação Social e Diretora Tesoureira da OAB/SCS, Dra. Cristine dos Reis Dias.

Mais de 100 pessoas passaram pelo plantão da OAB/SCS, e todas saíram de lá bastante satisfeitas, como garantiu a artista educadora, Andréa Lucia Rocha, de 43 anos. “Mesmo com todas as minhas contas em dia, a Eletropaulo me causou sérios transtornos com um corte de energia indevido. O serviço foi reestabelecido (depois de muita briga), porém, solicitei a empresa um relatório que justifique tal medida. A mesma se recusa a me dar esse documento. Procurei o Atendimento Jurídico para saber dos direitos que possuo neste caso e como devo proceder. Agora, com todo este cenário melhor compreendido, enxergo com clareza e já sei os órgãos que devo recorrer e como proceder”, contou Andréa.

Além desta realização, a OAB/SCS tem um posto de atendimento jurídico que funciona de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h, e das 13h30 às 17h30, na Rua Vitor Meireles, 66, São Caetano do Sul. Segundo o Secretário Adjunto e Diretor da Assistência Judiciária da OAB/SCS, Dr. Roberto Barbato, este tipo de ação também aproxima os advogados e a população. “É um trabalho de conscientização e esclarecimento, e, por vezes, após um proveitoso atendimento, a pessoa sozinha consegue buscar pela solução do seu problema”, concluiu.

A OAB/SCS tem uma programação de eventos bastante interessante e todos abertos ao público. O próximo encontro será no dia 09, na Casa da Advocacia e Cidadania OAB São Caetano do Sul, com a palestra “Transexualidade, Identidade e Redesignação de Gênero”, com o Dr. Leandro Reinaldo da Cunha.

Agenda – Outubro

09 de outubro – “Transexualidade, Identidade e Redesignação de Gênero” – Dr. Leandro Reinaldo da Cunha

Horário: 19h

20 de outubro – Workshop da Reforma Trabalhista

Horário: 9h às 18h

25 de outubro – Palestra “A Atuação e a Remuneração do Advogado na Mediação e Conciliação” – Dra. Carleane Lopes Sousa

Horário: 19h

A Casa da Advocacia e Cidadania OAB São Caetano do Sul está localizada na Estrada das Lágrimas, 361, Bairro São José.

 

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação