tn_Bruno Oliveira - Capelão Titular do INCA IV 02“Tanatologia” vai falar sobre o mistério da morte

 

O Curso de “Educação Continuada em Cuidados Paliativos”, realizado pela Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, APPO em parceria com a Secretaria Regional de Ação Social, Igreja Metodista Wesleyana, Primeira Região Eclesiástica, Pontual Farmacêutica e RadioSerra – Centro Regional de Radioterapia, recebe nesta segunda-feira, dia 02 de outubro, às 19h, a Palestra “Tanatologia”, com Bruno Oliveira, Capelão Titular do INCA IV.

 

“Esse termo vem do grego “Tanatos” e, originalmente, significava o Estudo sobre a Morte. Diante do fato da morte ser um mistério a nós, hoje se diz que a Tanatologia é o estudo sobre o morrer. Abordaremos, nessa aula, com ajuda de material cinematográfico, o processo do morrer e as reflexões que advém dele”, explica Bruno.

 

Na área da saúde o cuidado paliativo atende o paciente além das dimensões física, emocional e social como prioridades dos cuidados oferecidos, reconhecendo a espiritualidade como parte do tratamento. O objetivo é humanizar o atendimento aos que estão sofrendo perdas graves, podendo contribuir dessa forma na melhor qualificação dos profissionais através de procedimentos que visam atenuar a dor e o sofrimento e aprimorar a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares diante de um quadro ou doença terminal.

 

Bruno de Oliveira é Mestrando em Ciências da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora, possui graduação em Teologia – Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, Convalidação em Teologia – Instituto Metodista Bennett, Licenciando em Filosofia – UCAM, MBA em ADM do 3º setor – UNINTER, Capelão Titular do INCA HC-IV (Unidade de Cuidados Paliativos) e Diretor Executivo do CPB (Centro Presbiteriano Beneficente). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Prática, Espiritualidade e Saúde.

 

Voltado para profissionais da área saúde, estudantes e pessoas interessadas ao tema, o curso tem como objetivo apresentar o que são os Cuidados Paliativos, ainda pouco difundidos na cidade. Os profissionais selecionados para participarem deste projeto foram escolhidos através de sua vasta experiência na área, são pessoas que atuam há anos na implantação e divulgação dos Cuidados Paliativos no Brasil, e no mundo.

 

Esse é o sétimo de 10 encontros que serão realizados, com previsão de término no dia 30 de outubro. Na próxima semana, por conta da Campanha do Outubro Rosa, os encontros passam a ser às segundas-feiras e, no dia 02, Bruno Oliveira, Capelão Titular do INCA IV, apresenta a palestra: “Tanatologia”.

 

Mais informações sobre a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.

 

SERVIÇO

-Dia 02 de Outubro às 19h

“Tanatologia” – Bruno Oliveira

-Dia 09 de Outubro às 19h

A Interdisciplinaridade no Cuidado Paliativo – Germana Hunes

-Dia 23 de Outubro às 19h

“Bioética em questões de final de vida” – Eduardo Rosa Pedreira

-Dia 30 de Outubro às 19h

“Espiritualidade e Resiliência” – Edson Fernando de Almeida

 

APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos

Rua Visconde da Penha, nº 72

Centro – Petrópolis – RJ

(24) 2242-0956

www.appo.org.br

appo@appo.org.br

 

DOAÇÕES BANCÁRIAS

Itaú

Agência: 9244

Conta Corrente: 09277-2

Favorecido: Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos

 

EQUIPE DE GESTÃO

Presidente: Ana Cristina Coelho Mattos

Vice – presidente: Claudia Jochem

Secretária: Mônica Possas

Tesoureiro: Antonio Ricardo da Silva

Relações Públicas: Cris Moura

Conselho Fiscal: Carlos Eduardo Almeida, Rosângela da Silva e Vita Bruno​

 

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação