tn_Brasil Musical apresentação de oito escolas no Theatro Dom Pedrorojeto incentiva o estudo da Música Popular Brasileira

 

Superfantástico, Piuí Abacaxi e Bicharada. Ao som dessas músicas, alunos de seis Centros de Educação Infantil e da E.M Bataillard participaram, nessa terça-feira (12.09), do primeiro dia de apresentações do Brasil Musical 2017 no Theatro Dom Pedro. O projeto incentiva a criação de espetáculos culturais com os alunos da rede municipal de ensino a partir de pesquisas sobre a Música Popular Brasileira.

tn_apresentação de oito escolas no Theatro Dom Pedro Brasil Musical

Ao todo serão 35 apresentações, em cinco dias. Nesse primeiro, cerca de 80 alunos da Cia Musical Maestro Guerra Peixe, da Casa da Educação Visconde de Mauá, dos alunos do CEI Célia Lobo Paulo (Superfantástico – Balão Mágico), CEI Prefeito Sérgio Fadel (pot-pourri – Bia Bedran), CEI Professora Marluce S. Pestana (Piuí Abacaxi – Trem da Alegria), CEI Lions Clube de Petrópolis (Superfantástico – Balão Mágico), CEI Lulu Monteiro de Castro (Tumbabalacatumba – Xuxa), CEI Professora Patrícia Ferreira da Silva (Superfantástico – Balão Mágico) e E.M Bataillard (Bicharada – Saltimbancos), participaram.

 

“Em nome do prefeito Bernardo Rossi, agradeço a presença de todos os profissionais da Educação e dos pais que acompanharam esses espetáculos maravilhosos. É encantador acompanhar o trabalho que é realizado na rede municipal de Educação. Os alunos estão de parabéns”, disse Renan Campos, Secretário-chefe de gabinete, representando o prefeito Bernardo Rossi.

 

Todas as escolas receberam troféu de participação. “Agradeço aos pais pela confiança depositada nos servidores para cuidar dos seus filhos. Parabenizo Catarina Maul pelo belíssimo trabalho realizado na Casa da Educação. Cultura e Educação andam juntos. Agradeço a ajuda de vocês e o prestigio dos pais nesse dia. É só pela educação que podemos promover a transformação social”, conta o secretário de Educação, Anderson Juliano.

 

O projeto Brasil Musical ocorre na rede municipal há mais de 15 anos.  Promovido pela Secretaria de Educação, por meio da Casa da Educação Visconde de Mauá, tem como objetivo valorizar o desenvolvimento intelectual no processo de aprendizagem integrada. Nesse ano, as escolas estão trabalhando os temas “A História do Brasil através da MPB e Músicas Infantojuvenis dos anos 80 e 90”.

 

“É muito prazeroso estimular o estudo da história da música brasileira nas escolas da rede municipal. Esse é um projeto que não deixa morrer a nossa história. Muito bom ver os alunos se apresentando no palco do Theatro Dom Pedro, local que já recebeu tantos artistas importantes. O Brasil Musical já tem 15 anos. Agradeço o apoio do secretário de Educação e do governo pelo incentivo. Vamos ter ainda cinco eventos, com 27 apresentações ao longo do mês e também no início de outubro. Conto com o prestígio de todos”, disse Catarina Maul.

 

Neste ano, uma apostila de orientação foi elaborada pela professora Catarina Maul, diretora da Casa da Educação e responsável pelo projeto, juntamente com o professor e historiador Norton Ribeiro e Jaqueline Valle, com o objetivo de orientar as diretoras sobre o trabalho com os alunos.

 

Dia 12 de setembro às 9h ocorrerão oito apresentações com alunos da educação infantil. No dia 26 de setembro, às 9h outras nove unidades de educação infantil se apresentarão e no mesmo dia, às 13h, tem mais dez apresentações de escolas com alunos do ensino fundamental I e II. O último dia de apresentações será 3 de outubro às 13h, com a participação de oito escolas com alunos do fundamental I e II.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis