tn_VISTA PANORAMICA ITAIPAVACapacidade de vistorias nos dois postos será de 780 veículos por dia

O presidente do Detran-RJ, Fernando Avelino, garantiu celeridade na instalação do novo posto de vistoria do órgão em Itaipava. O terreno, de 6.700 m² na Rua José da Gama Machado, bairro Madame Machado, em Itaipava, foi alugado pela prefeitura e o termo de cessão da área ao órgão estadual será assinado nos próximos dias. A instalação do posto foi garantida por meio de emendas parlamentares e indicações apresentadas pelo deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) junto ao governo do estado. Com os dois postos operando, a capacidade de vistorias será de 780 veículos ao dia para suprir a demanda de uma frota de 142 mil veículos. Petrópolis tem a projeção de chegar a 2030 com 300 mil carros, ônibus, caminhões e motos circulando na cidade.
Nesta sexta-feira (04.04), Bernardo e Avelino, falaram, em reunião, dos prazos para que o posto esteja operando. “Finalizado o término do processo de cessão, o Detran envia à Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro) os dados para licitação dos projetos executivos. O passo seguinte será a licitação, também a ser realizada pela Emop, da obra propriamente dita. É um trâmite legal, que precisa ser cumprido, mas pedimos à Emop prioridade”, afirma Avelino.
“Quando o proprietário de um veículo chega ao posto ele já recolheu os impostos devidos, já prestou contas de eventuais multas e está com seus pagamentos em dia. É necessário oferecer um atendimento rápido e eficiente”, defende Bernardo Rossi, acrescentando ainda o fato de Itaipava ter sido escolhida a região para o novo posto: “uma população de 100 mil habitantes nos distritos justifica essa opção e evita deslocamento até o primeiro distrito onde o trânsito já é carregado”, afirma.
A nova unidade terá oito linhas de vistoria, com capacidade, cada uma, para 60 atendimentos diários. Vale salientar que uma das linhas será exclusiva para caminhões. Hoje, os veículos de grande porte em Petrópolis só conseguem fazer a vistoria em Três Rios porque não há baias adequadas no posto do Alto da Serra.
Com o novo posto, Petrópolis passará a contar com 13 linhas de vistoria: as oito no posto a ser construído mais as cinco do posto já existente. Com as duas unidades em funcionamento, a capacidade de atendimento será de 780 veículos/dia.

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação