Brasão PMPMais 168 servidores municipais da Educação foram enquadrados no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do setor. A portaria de 27 de março de 2014 foi publicada no Diário Oficial e beneficia professores da Educação Básica, zeladores, cozinheiros, auxiliares de serviços gerais, inspetores de disciplina, educadores e secretário. Até o momento, a Prefeitura já garantiu o enquadramento de 857 profissionais da área.
O enquadramento concedido neste mês de março refere-se a promoção, ou seja, ao grau de escolaridade do profissional. A aplicação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), que foi congelado pela antiga administração, faz parte de uma série de ações de valorização dos profissionais da Educação, setor prioritário para o governo de Rubens Bomtempo.
Em setembro do ano passado, a secretaria de Administração e de Recursos Humanos deu início ao recadastramento dos servidores que solicitavam ser enquadrados no PCCS. Desde então, 1.065 processos foram analisados. Destes, 857 foram deferidos. A meta é chegar a mais de 1,3 mil processos encerrados até o fim do mês de abril.

Ascom PMP
sfOficinas de Oportunidades da prefeitura capacitam jovens para o primeiro emprego
Jovens de 16 a 23 anos que estão cursando o Ensino Médio têm, hoje, mais chances de se qualificar para conseguir o primeiro emprego. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), está realizando as Oficinas de Oportunidade. Nelas, os jovens recebem treinamento e aprendem como se comportar no trabalho, que roupa usar, como se colocar perante o chefe, entre outras dicas e orientações. Depois da oficina, o currículo do jovem é cadastrado nas empresas parceiras da Setrac, para que possa ser chamado para trabalhar no caso de abertura de vaga.
As oficinas são realizadas a cada dois meses na Casa do Trabalhador, na Rua Dom Pedro, para um grupo de 30 a 40 jovens. A ação é ministrada pela concessionária de energia elétrica Ampla, sob a coordenação da Setrac. “Ampliar as oportunidades para que nossos jovens conquistem o primeiro emprego é um desafio. Essas oficinas começaram em 2013, por determinação do prefeito Rubens Bomtempo, e neste ano estamos intensificando o trabalho para atender a demanda do município. A Ampla é uma empresa que já tem experiência na capacitação de jovens, por isso aproveitamos esse conhecimento em prol dos jovens do município”, disse o secretário Jorge Maia.
Na última sexta-feira (28/3), jovens que procuraram a Casa do Trabalhador, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e também os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município participaram de uma oficina. Após a atividade, os currículos dos participantes são cadastrados no Balcão de Oportunidades que está sendo criado pela Setrac, na Ampla e em empresas parceiras, como Grupo Petrópolis, Carl Zeiss, e também no CIEE e no Sistema Nacional de Emprego (Sine).
“Queremos já no primeiro semestre deste ano levar essas oficinas para os bairros. Para isso, vamos buscar parcerias com os responsáveis pelas paróquias e associações de moradores”, disse o secretário Jorge Maia.
Os jovens interessados em participar das oficinas devem procurar a Casa do Trabalhar, na Rua Dom Pedro, 253, de 9h às 17h, ou telefonar para 2249-4319.

Ascom PMP