tn_Prudente-Aguiar

            A inversão de mão da Travessa Prudente Aguiar, no Centro, foi comemorada por comerciantes e lojistas da rua nesta quinta-feira (10.08) – primeiro dia da alteração da via. Realizado em caráter experimental, o objetivo é desafogar o trânsito da Rua Paulo Barbosa, dando alternativa para quem segue pela via para acessar à Rua do Imperador. Essa mudança também propiciou que os taxistas voltassem aos seus pontos de origem.

 

Com a mudança, foi possível ordenar as vagas de carga e descarga, embarque e desembarque, além dos pontos de facilitar a mudança de ponto dos taxistas. A alteração também desafoga a Caldas Viana, uma vez que oferece a quem quer seguir pela Rua do Imperador, uma outra opção de entrada, fazendo com que o motorista não vá até a Caldas Viana para fazer o retorno.

 

“É uma mudança em caráter experimental e que esperamos que traga reflexos em outros pontos do Centro Histórico. A Paulo Barbosa é uma das mais importantes vias do município e isso ficou ainda mais evidente quando precisamos interditá-la por conta do incêndio do Extra, onde houve reflexo com congestionamentos em diversos outros pontos. Além disso, os taxistas também vão rodar menos para acessar o ponto”, explica o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco.

 

Afastados do local desde o incêndio do supermercado Extra, os profissionais elogiaram a mudança. O motivo é que o ponto 01, a qual fazem parte, é fracionado na Travessa Prudente Aguiar e Dr. Porciúncula e toda vez que os taxistas que estavam na Prudente Aguiar precisavam ir para a Dr. Porciúncula, tinham que sair pela Paulo Barbosa, Caldas Viana, Rua do Imperador, faziam o retorno voltando à Rua do Imperador para, enfim, chegar ao ponto.

 

“A inversão da mão foi muito positiva para nós, uma vez que melhorou nosso fluxo em direção ao outro ponto. Não precisamos mais dar a volta no Centro. É só sair de uma rua e entrar em outra, muito mais rápido e eficiente”, explicou o representante do ponto 01, César Cabral.

 

Para a caixa de um açougue que funciona há mais de 30 anos na Prudente Aguiar, Cristina Siqueira, a mudança foi fundamental para o acesso dos veículos de carga e descarga, que terão facilidade para deixar às mercadorias no estabelecimento. “Nesse tempo todo eu nunca vi uma mudança assim. Acredito que será muito positivo, com a passagem de mais pessoas por aqui, melhorando, inclusive o movimento por aqui”, disse.

 

A atendente de uma loja de roupas, Ana Cristina Machado, concorda. “Sabemos que quanto mais movimento tiver a rua, melhor o movimento. Ficou mais organizado assim e nas horas de picos deve ajudar o trânsito também. Espero que a mudança deixe de ser provisória e passe a ser positiva”, destaca.

 

Para o diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira, é fundamental que o município passe por mudanças no trânsito para que minimizar o impacto causado pela grande frota que a cidade comporta. “São medidas pontuais, mas que merecem ser tentadas para que possamos transformar o trânsito positivamente no município. Todas as alterações são em acordo com nossos engenheiros de tráfego, além dos nossos agentes que vivem o dia a dia das ruas e sabem onde ficam os gargalos. Esperamos, com essa mudança, melhorar o trânsito nessa área, além de beneficiar o comércio local”, destaca.

 

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrópolis