tn_Bon-Odori-(ASSOCIAÇÃO-NIKKEProgramação gratuita do Festival da Cultura do Japão segue até domingo (13.08)

 

 

Após a abertura oficial do Bunka-sai, nesta quinta-feira (10.08), o público vai conferir diversas atrações nesta sexta (11.08) a partir das 11h. O Festival da Cultura do Japão abre suas portas às 10h e segue ao longo do dia com oficinas, a tradicional dança folclórica Bon-Odori, cosplay, música com o Coral dos Canarinhos de Petrópolis e o projeto Conexão Vitrola. Além da programação cultural, tem o artesanato inspirado na festa e os quitutes da gastronomia japonesa.

tn_Cosplay-(ASSOCIAÇÃO-NIKKEI-

Em dois horários – às 11h e 14h – os visitantes poderão aprender a fazer os conhecidos arranjos florais, arte japonesa conhecida como Ikebana. Neles, além da beleza, procura-se retratar o equilíbrio existente no universo, unindo o céu, o homem e a terra dentro de um mesmo arranjo.

 

Às 15h a arte de dobrar papel criando figuras, objetos e seres será ensinada ao público na Oficina de Origami. Já quem curte as famosas histórias em quadrinhos japoneses, o Mangá – que tem a leitura de trás para frente – poderá aprender a desenhar na oficina marcada para 17h.

tn_Origami-(ISABELA-LISBOA)

Tradição da programação do Bunka-sai, a dança folclórica chamada de Bon-Odori vai encantar e contagiar o público a partir de 16h. Ela é conhecida pela participação popular e de integração com a plateia. Às 18h tem apresentação de cosplay, público caracterizado de personagens japoneses. O Coral dos Canarinhos de Petrópolis se apresenta às 19h com repertório incluindo canções japonesas e depois, às 20h, tem o projeto Conexão Vitrola. Os DJs Rafael Justen e Ernani Ghueren promovem uma verdadeira viagem musical por meio dos toca-discos, vinis e laptops que vai passar pelo Oriente.

 

“Temos três dias com uma programação que destaca as artes e costumes japoneses, com diversas atividades gratuitas muito bacanas para o público”, convida o diretor do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo. “É uma festa para toda a família. Uma grande oportunidade de moradores e visitantes conhecerem essa cultura tão presente no nosso cotidiano”, completa Marcelo Valente, secretário da TurisPetro que organiza a festa em conjunto com o IMCE.

 

O Bunka-sai vai até domingo (13.08) e abre todos os dias às 10h. Nesta sexta e sábado o evento segue até 22h e no último dia até 20h.


Andressa Canejo
Assessora de Comunicação