tn_aparelhos de eletrocardiogramaCerca de 20 mil famílias serão beneficiadas com a expansão do serviço de coleta de exames laboratoriais que vai ser implantado a partir desta semana em mais 10 postos de saúde. O programa foi iniciado no segundo governo de Rubens Bomtempo, em 2006. Na época o serviço foi instalado em 16 postos. Com a expansão, a coleta de exames passa a ser realizada em 26 unidades de saúde do município.
“Estamos retomando esse programa que garante conforto ao paciente, que não precisa sair do seu bairro para realizar esse tipo de exame”, ressaltou o prefeito, acrescentando que a expansão do serviço faz parte do programa de governo. Bomtempo também explicou que o resultado do exame será entregue no posto.
Com a inclusão de mais postos de saúde no projeto, a Prefeitura estará investindo cerca de R$ 50 mil por mês para que o serviço seja realizado nas 26 unidades. Serão oferecidas entre 40 e 50 vagas mensalmete. A coleta será realizada nos postos das seguintes regiões: Águas Lindas, Doutor Thouzet, Fazenda Inglesa, São João Batista, Castelo São Manoel, Menino Jesus de Praga, Vila Saúde, Alto Independência, Jardim Salvador e Caxambu.
Além da expansão da coleta de exames, a Prefeitura está equipando 18 postos de saúde, que irão receber 370 aparelhos adquiridos por meio de uma emenda parlamentar do deputado Adrian Mussi, investimento em torno de R$ 303 milhões. A partir da próxima semana, os equipamentos começam a ser instalado nas unidades.
Ao todo são 18 aparelhos de ar condicionado, 38 armários, 10 autoclaves, 36 balanças, 36 computadores, 18 aparelhos de eletrocardiograma, 36 focos refletores, 34 impressoras, 18 mesas, 36 mochos, 18 negatoscópios, 36 otoscópios, 18 projetores e 18 televisões 40. Os postos que irão receber os equipamentos são: PSF Alto da Serra, UBS Alto Independência, UBS Araras, PSF Bairro Castrioto, PSF Bonfim, PSF Carangola, PSF Castelo São Manoel, PSF Caxambu, UBS Itamarati, PSF Menino Jesus de Praga, PSF São João Batista, PSF Fazenda Inglesa, PSF Posse, PSF São Sebastião, PSF Secretário, PSF Vale das Videiras, PSF Vila Felipe e PSF Vila Saúde.

Ascom PMP