tn_CardápioA prefeitura adquiriu até o final do ano 1, 3 milhão de toneladas de merenda.

 

A Secretaria de Educação publicou no Diário Oficial o cardápio padronizado para os berçários, Centros de Educação Infantil – pequenas e grandes refeições – escolas municipais de Educação Infantil e unidades escolares, incluindo aas refeições para o turno da noite. O cardápio foi montado pelas nutricionistas do Núcleo de Alimentação Escolar – NAE e leva em consideração os valores nutricionais necessários para a alimentação diária dos alunos, segundo a idade. A prefeitura adquiriu até o final do ano 1, 3 milhão de toneladas de merenda.

 

“Investimos mais de R$ 10 milhões na compra de ítens para o cardápio, beneficiando mais de 42 mil alunos da rede municipal de ensino. Tudo isso pensando em oferecer uma merenda de qualidade, com variedade e quantidade adequada, uma determinação do prefeito Bernardo Rossi”, disse o secretário de Educação, Anderson Juliano.

 

O cardápio do berçário, para crianças de quatro até seis meses inclui papinhas de maçã, abacate e mamão e as salgadas de cenoura e batata com gema de ovo e feijão, papinha de inhame e brócolis com frango e feijão, papinha de fubá, couve, carne e feijão vermelho e sucos de frutas como laranja lima, abacaxi e melancia.

 

Para as crianças de seis meses a um ano, o cardápio inclui papa de frutas como banana e mamão e as salgadas de abóbora, chuchu e arroz com peixe e feijão, espinafre e abobrinha com macarrão, feijão e carne e sopa de macarrão com legumes e carne.

 

No cardápio dos Centros de Educação Infantil e escolas municipais de Educação Infantil foram incluídos nas pequenas refeições o mingau de chocolate, leite com floco de milho, leite com achocolatado e rosca de leite e leite batido com frutas, além de frutas.

 

Nas grandes refeições foram incluídos pratos como, risoto de frango com milho e ervilha, carne ensopada, ovos mexidos com chuchu, polenta, peixe assado, picadinho de carne e salteado de abóbora, além de arroz, feijão e macarrão e os sucos de fruta. Para o jantar, refeições mais leves como canja de galinha com legumes, creme de ervilha com espinafre e carne e sopa de aipim com carne. As frutas também foram incluídas.

 

No cardápio das escolas, nos diferentes turnos, estão previstos o leite com biscoito e flocos de milho, mingau e leite batido com frutas. Para as refeições foram montados pratos como panaché de legumes, macarrão ao sugo com picadinho de carne, farofa de couve, polenta, salteado de abóbora, frutas e gelatina.

 

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrópolis