tn_2-Ônibus-de-videomonitorame


Com imagens de câmeras Guarda vai cobrir áreas como a Praça do Skate e o terminal do Centro


O ônibus de videomonitoramento da Guarda Civil Municipal chegou nesta quarta-feira (17.05) à Praça Marechal Carmona, no Centro. A escolha do novo local foi definida pelo comandante da Guarda, Jeferson Calomeni, que destaca que daquele ponto é possível observar a movimentação na Praça Duque de Caxias (Praça do Skate) e no terminal do Centro, por exemplo. A colocação do veículo naquele local era uma intenção desde o início do ano, quando o equipamento entrou em operação.

 

tn_IMG_3425

“Temos a meta de aumentar a segurança em praças da cidade e, por isso, colocamos o ônibus de videomonitoramento desde o início da operação na Praça da Águia (Praça Visconde de Mauá), que era um ponto bastante crítico naquele momento. Isso fez zerar as ocorrências ali e o espaço foi devolvido para os frequentadores livre de delitos como tráfico de drogas. Em seguida o posto fixo foi levado para a Praça da Liberdade, onde o trabalho também foi positivo. E agora estamos chegando na Praça do Skate”, disse o comandante da Guarda Civil.

 

No fim do mês passado o ônibus foi deslocado para o distrito de Itaipava. O equipamento foi utilizado no Parque Municipal de Itaipava durante a XXVIII Expo Petrópolis. Por lá, o veículo também ajudou a manter a segurança da festa e garantir que nenhuma ocorrência fosse registrada nos oito dias do evento.

 

São sete câmeras, incluindo uma que pode ser elevada a 11 metros de altura e consegue captar imagens a uma distância de 300 metros, além de duas em cada lateral e mais duas internas. Do novo local onde está operando, também será possível à Guarda Civil acompanhar o movimento nas ruas Paulo Barbosa e Caldas Viana, além da Souza Franco, que às terças e sábados recebe a feira livre.

 

“Com o ônibus neste ponto vamos poder coibir delitos de menor potencial ofensivo, como tráfico de drogas, brigas entre pessoas e pichações, por exemplo. A presença do ônibus inibe este tipo pratica e deixa a população mais segura”, afirma Calomeni.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis