tn_Departamento-de-Saúde-Bucal35 dentistas foram capacitados durante dois meses de treinamento


A Secretaria de Saúde, por intermédio do Departamento de Saúde Bucal, renovou o sorriso de 30 pacientes assistidos nas unidades de Saúde da Família do Município. Após dois meses de treinamento, 35 dentistas finalizaram e instalaram as próteses dentárias gratuitamente em pacientes que chegaram a esperar por 10 anos pelo serviço. A ação faz parte da reestruturação do Departamento de Saúde Bucal que contempla um cronograma anual de educação permanente com treinamentos das equipes de dentistas e auxiliares de saúde bucal.

 

“Havia uma fila com 349 pacientes que aguardavam desde 2015 para fazer também o tratamento de canal, hoje, com a reestruturação da Saúde Bucal, não há mais fila. A nossa meta é retomar todos os projetos que estavam pendentes, como este de instalação de próteses e depois ampliar a população assistida”, aponta o prefeito Bernardo Rossi.

 

Após uma espera de dez anos, a aposentada Aladir Marques de 76 anos saiu do Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo), no centro, com um novo sorriso.“Há pelo menos dez anos eu venho tendo problemas com as minhas próteses. Eu achei que não ia ter mais jeito, mas hoje estou até emocionada em saber que mês que vem eu vou poder sair do consultório sorrindo”, afirma a aposentada Aladir Marques. Os 30 pacientes atendidos nesta quarta-feira (17.05) receberam uma prótese total – com todos os dentes de cima ou os de baixo, há ainda aqueles que tiveram a reconstrução com uma prótese da arcada completa. É o caso da aposentada Maria da Glória dos Santos Pereira, de 65 anos, moradora do Castelo São Manoel.

 

“Eu estava há seis anos sem os dentes da parte de baixo, além de prejudicar a mastigação era muito ruim para sorrir. Sou muito vaidosa, gosto de sair. Hoje eu estou muito feliz, pois vou sair daqui sorrindo para todo mundo”, anima-se Maria da Glória.

 

Secretaria de Saúde irá capacitar os auxiliares de Saúde Bucal

 

A capacitação dos dentistas foi iniciada em março com duração de dois meses e contou com a participação de 35 dentistas. A Secretaria de Saúde prevê, após este período, o treinamento dos auxiliares de Saúde Bucal. Atualmente, das 44 unidades de Saúde da Família, em 26 há atendimentos odontológicos.

 

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, aponta os avanços da reestruturação da Saúde Bucal desde o início da gestão. “O serviço de prótese que deveria ter sido iniciado há três anos está regularizado e hoje estamos acompanhando a mudança na vida desses 30 pacientes que terão mais qualidade de vida com as novas próteses. O prefeito ainda autorizou a contratação da segunda equipe de dentistas para atuar no PSF São Sebastião e estamos buscando a ampliação da equipe do PSF Amazonas”, afirma Silmar Fortes.

 

O treinamento foi dividido em seis módulos e realizado em dois turnos, na parte da manhã no Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo) do Centro e a tarde em Corrêas.

 

À frente do Diretório de Saúde Bucal, Evandro Carius, explica que os treinamentos dos auxiliares de saúde bucal também serão baseados nos 6 módulos realizados pelos dentistas. E haverá ainda capacitações promovidas pelo CRO – Conselho Regional de Odontologia.

 

“Nós firmamos uma parceira com o CRO para treinar os auxiliares em biossegurança e os dentistas em saúde pública e manifestação de câncer na boca. Essa foi a primeira etapa do processo de capacitação em prótese e nós teremos mais duas fases para o treinamento em próteses móveis e fixas. Já estamos em busca de pacientes com o perfil dentro dos atendimentos nos PSF para começarmos a capacitação logo no segundo semestre”, disse Evandro Carius.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis