tn_Norma-de-Desempenho-SENAI-lSENAI Três Rios receberá laboratório especial para ensaios relacionados a Norma de Desempenho ainda este ano

Com o objetivo de atender a cadeia produtiva da construção civil, o Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Ambiental lançou um serviço para ensaio de desempenho acústico em campo. O objetivo é medir, nos canteiros de obras ou em protótipos, o isolamento acústico de paredes, fachadas e pisos para que atendam à ABNT NBR 15575, também conhecida como Norma de Desempenho, em vigor desde julho de 2013.

A NBR 15575 estabelece níveis de performance e parâmetros técnicos para vários requisitos importantes em uma edificação, tais como desempenho acústico e térmico, durabilidade, vida útil e segurança estrutural e contra incêndios.
Presidente do Conselho Empresarial da Indústria da Construção do Sistema FIRJAN, Roberto Kauffmann explica que o novo serviço é uma demanda do setor, que precisa atender às exigências da NBR 15575. “Essa norma é muito importante, pois garante conforto, estabilidade e segurança em uma edificação residencial e seus sistemas”, explicou Kauffmann, que também preside o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio).

“Esse ensaio ajudará a fortalecer a construção civil fluminense, já que possibilita condições para que as empresas cumpram os requisitos, considerando-se que não há uma rede de laboratórios no estado que atenda ao setor”, afirma Roberto da Cunha, especialista Setorial em Construção do Sistema FIRJAN. O serviço atenderá empresas de todo o Rio de Janeiro, com equipamentos de alta tecnologia e equipe técnica qualificada.

Para Luis Lima, diretor do Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção e Olaria do Médio Vale do Paraíba (SINDICER-MVP), tanto o novo serviço quanto o novo laboratório são importantes para empresas e sociedade. “Não é incomum observar conflitos por causa de barulho, principalmente em apartamentos. A constituição de uma rede de laboratórios do SENAI vai ajudar a diminuir esse problema apoiando tecnicamente as empresas cadeia produtiva de construção civil a cumprirem os requisitos estabelecidos pela Norma”.

Ainda este ano, está prevista a inauguração, no SENAI Três Rios, de um laboratório com oferta ampla de serviços para a construção civil, em especial de ensaios relacionados a Norma de Desempenho. Atualmente, a FIRJAN já oferece uma série de ensaios tecnológicos voltados para as indústrias de cerâmica vermelha, concreto e tintas imobiliárias.

NBR 15575 regula níveis de desempenho acústico

Conforme o manual da ProAcústica – Associação Brasileira para a Qualidade Acústica sobre a Norma de Desempenho, a NBR 15575 regula os níveis de desempenho acústico das paredes externas, das esquadrias usadas em dormitórios, das paredes internas que separam duas unidades, das paredes internas que separam as unidades das áreas comuns, do conjunto de paredes e portas que separam duas unidades, e dos sistemas de pisos com relação ao ruído aéreo e de impacto.

Assim, cabe aos fabricantes de sistemas construtivos de vedações internas (paredes de alvenaria, drywall, etc) ou externas (paredes de alvenaria, chapas cimentícias, painéis pré-moldados, esquadrias de dormitórios e portas de entrada, que tenham um hall e parede de geminação com outra unidade) apresentar ao projetista e ao empreendedor o desempenho de seus sistemas com base em ensaios realizados em laboratório. E cabe ao empreendedor analisar estes dados quanto à capacidade de atenderem a condição de desempenho em campo exigida do incorporador/construtor.