tn_Prefeito-inaugura-escolinhaPrograma do time carioca vai beneficiar 150 crianças e adolescentes, de oito a 18 anos

 

       

O prefeito Bernardo Rossi inaugurou nesta quarta-feira (19.04), no Centro Cultural e Esportivo Fábrica do Saber, na Estrada da Saudade, o sexto núcleo da escolinha de basquete do Flamengo no Estado. São 150 vagas para jovens entre oito e 18 anos, e as inscrições ainda estão abertas. Neste primeiro dia, os alunos já cadastrados apresentaram o uniforme do núcleo e fizeram um jogo demonstrativo. As aulas começam no dia 26 de abril, com a orientação de um profissional de educação física do quadro municipal.

 

Entusiasta de esportes, Bernardo chegou a arriscar alguns lances livres durante o evento. “É um presente para a cidade receber o núcleo de um programa tão importante e de sucesso na formação de atletas. Ficamos honrados com a escolha de Petrópolis para receber o último núcleo do programa disponível.  Além da formação do atleta, nosso maior objetivo é a formação do cidadão”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi durante o discurso.

 

O núcleo será implantado por meio de parceria entre o time carioca, a pasta de Esporte do município e a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude.

 

Thiago Pampolha, secretário estadual de Esporte, prestigiou a inauguração e elogiou o espaço da Fábrica do Saber. “Estamos trabalhando em conjunto pensando na formação desses jovens. Gosto muito de Petrópolis, e ver um espaço bonito como esse, lotado de crianças e adolescentes com vontade de aprender, é gratificante”, disse.

 

Diogo Brito e João Pântano, coordenador e supervisor da Escola de Esportes do Flamengo estiveram presentes no lançamento da escolinha. “Uma parceria que queremos que seja longa e produtiva para a comunidade”, ressaltou Diogo desejo confirmado por Pântano: “sabemos da transformação que o Esporte proporciona na vida dos jovens e estamos entusiasmados com o núcleo em Petrópolis.

 

O professor da escolinha, Maurício Manzini, traz na bagagem a experiência de ter sido auxiliar técnico de uma escola nos Estados Unidos. Desde 2004, quando retornou ao país, trabalha com o esporte.

 

“O basquete é minha paixão. Trago a experiência de ter sido auxiliar nos Estados Unidos, e sei que lá se trabalho muito os fundamentos, como passes e arremessos. Vou trabalhar muito isso com meus alunos. Mas acima de tudo, meu objetivo é formar cidadãos”, afirma.

 

Taylor Guerra-Peixe, de 16 anos, é aluno da Escola Estadual Cardoso Fontes e está empolgado com a oportunidade de jogar no Flamengo.

 

“Sou um grande fã de basquete. Acompanho todo os jogos da NBA. Sou responsável por um grupo em rede social que marca sempre de jogar. Assim que eu soube da escolinha, corri para me inscrever. É uma oportunidade incrível”, disse.

 

Com carga horária de 12 horas semanais, as aulas serão realizadas às quartas e sextas-feiras, distribuídas em sete turmas divididas nas categorias de acordo com a idade. Os interessados podem procurar a sede da Coordenadoria de Esporte ou se dirigirem diretamente a Fábrica do Saber, de 9 às 17h, para fazer a inscrição, que é gratuita e aberta ao público.

 

“Ficamos muito felizes com a escolha de Petrópolis para receber um programa que vai contribuir com o nosso trabalho de fomento ao esporte, diversificação das modalidades e o mais importante, na formação de atletas que podem ter no esporte uma transformação de vida”, frisou o coordenador de Esporte do município, Hingo Hammes.

 

A inauguração teve a presença da diretora geral da Fábrica do Saber, Valéria Amorim Brandão; do diretor adjunto do Centro Esportivo, Paulo Roberto Waruar. Também prestigiou o evento o vice-prefeito, Baninho, e os vereadores Justino do Raio-x, Luizinho Sorriso, Gilda Beatriz e Leandro Azevedo.

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrópolis