Brasao_Petropolis_rj_

O prefeito Rubens Bomtempo autorizou o início do processo licitatório para a reforma no Instituto da Mulher, da Criança e do Adolescente (Imuca), localizado no antigo Centro de Saúde. A assinatura aconteceu durante as comemorações da Semana da Mulher, realizada na terça-feira (11/3) na sede da Prefeitura. É a maior reforma da unidade desde a sua fundação há mais 50 anos. Além das intervenções, a Prefeitura também vai investir na compra de equipamentos e mobiliários para o local, como um mamógrafo digital e um cardiotocógrafo (aparelho usado para avaliação do fim da gestação de alto risco).

“A saúde integral da mulher é uma prioridade do nosso governo. O Instituto da Mulher vai funcionar cada vez mais em parceria com a maternidade do HAC”, explicou o prefeito, acrescentando que após a reforma, a unidade atenderá de forma mais adequada e humanizada.

O investimento por parte do município é superior a R$ 2 milhões. O projeto prevê a total acessibilidade e adequação de todo o espaço que ganhará dois elevadores – um instalado no prédio e outro na parte externa para facilitar o acesso dos pacientes à unidade -; todos os consultórios de ginecologia e do pré-natal vão contar com banheiros; será criado um espaço específico para atendimento às crianças, com sala de espera que poderá ser usada para atividades em grupo; e as salas do Programa do Adolescente também receberão atenção especial para o atendimento adequado a idade deles.

“A reforma vai proporcionar um atendimento de forma digna, adequada e organizada dos programas da mulher, da criança e do adolescente”, disse a diretora, Marilda Plácido, acrescentando que após a obra será ampliado o atendimento ao adolescente e à realização dos exames de ultrasonografia. Para o secretário de Saúde, André Pombo, a obra vai qualificar o atendimento da unidade: “Esta reforma no Instituto é a garantia de mais conforto para as mulheres, principalmente aquelas que vão iniciar o pré-natal pela rede”.

Mais de três mil nascimentos no HAC – A reforma do Instituto da Mulher, da Criança e do Adolescente faz parte das ações do governo para área da saúde, prioridade da atual gestão. Um exemplo são as conquistas no Hospital Alcides Carneiro. Na maternidade do HAC, entre janeiro de 2013 e fevereiro deste ano, mais de três mil bebês nasceram. Só de partos normais foram 1.600 neste período.

Outro avanço é a informatização de toda a rede municipal de saúde, anunciada em fevereiro pelo prefeito Rubens Bomtempo. O novo sistema vai permitir a marcação das consultas, exames e cirurgias de forma mais otimizada. Além de agilizar o atendimento ao paciente com a criação do prontuário eletrônico, o sistema também irá aperfeiçoar a rede, permitindo o acompanhamento em tempo real dos contratos, das contratualizações e dos gastos com pacientes de outros municípios, facilitando o controle dos medicamentos e equipamentos disponibilizados pela rede.

Ascom PMP