tn_Mairom-Duarte---Foto-Érica-

Vivenciamos recentemente um problema causado na Rede Globo por um ator que teve atitudes em desacordo com os valores sociais e provavelmente com os valores da empresa. Isto poderia ter denegrido completamente a imagem da emissora. Tal fato não é incomum. Estamos acostumados a assistir coisas parecidas ao nosso redor.

 

Muitos me conhecem como Filho da Dona Miriam. No meu crachá de mortal está lá: Filho da Dona Miriam. E, por conta disso, tenho que manter a compostura. Qualquer ato fora das regras vira logo: Puxa! Olha só o que o Filho da Dona Miriam fez! E, nessa hora, a Dona Miriam é penalizada e marcada por algo que talvez desconheça e nem aprove. Mas já é tarde! Já está em boca de “Matildes”, pois seu nome veio à baila. Será difamada, falada e isolada.

 

E essa situação vale igualmente para as empresas. Muitas vezes são atacadas e penalizadas como um todo pela ação de alguém que simplesmente estava com a “cara no seu crachá”. Devemos lembrar que quando estamos a serviço de nossas empresas, a estamos representando.

 

Me responda: Você liga para uma operadora de celular. Atende uma “Matilde”. E descarrega nela toda a raiva e insatisfação. Nessa hora, você está xingando a “Matilde”? Você conhece a “Matilde”? Foi a “Matilde” que te causou a insatisfação? Garanto que sua resposta será não. Inadvertidamente transformamos a pobre “Matilde” em uma empresa com a qual estamos furiosos.

 

E isso acontece a toda hora.

 

Da mesma forma que transformamos a “Matilde” na nossa empresa inimiga, também transformamos toda uma empresa em uma só pessoa. Pois essa pessoa, por algum motivo, representa a empresa naquele momento. E isso vale tanto para o bem quanto para o mal.

 

As corporações usam os famosos “garotos propaganda”, não é mesmo? Essa pessoa, em função de sua história de vida representa aquela empresa e seus valores. E a gente, por conta disso, acha que a empresa é tal legal quanto essa pessoa. Mas sabemos o que acontece se essa pessoa faz alguma coisa errada. Toda a empresa é penalizada, perde mercado e pode até vir a fechar as portas. E todos nós já presenciamos isso.

 

Temos sempre que entender em que lado estamos. Que chapéu estamos usando. Se você é a cara de um crachá lembre-se que está com o chapéu da empresa naquele momento. E que todos os impropérios que lhe são dirigidos, eventualmente, não são direcionados a sua pessoa.

 

E se você é empresário: lembre-se sempre que sua imagem está relacionada a quem apresenta o crachá de sua empresa ao cliente. É essencial treinar e preparar esta “cara no crachá” para representá-la bem. Caso contrário, poderá ficar com os crachás sem caras para colocar. Sua empresa pode ter entrado em um rodamoinho que alguém com a cara da sua empresa gerou. E o “Cara! Crachá!”? Pois é! Poderá ser, para sempre, a “cara” arruinada da sua empresa.    mairom.duarte@csalgueiro.com.br.

 

* Mairom Duarte é Consultor em Gestão de Negócios e atua há mais de 25 anos em Consultoria de Gestão Empresarial.

 

SERVIÇO

MAIROM DUARTE

Mairom Duarte é Petropolitano. Atualmente é Diretor da COSTA SALGUEIRO Consultoria, onde é associado desde 2000, empresa também de Petrópolis. É Engenheiro Eletricista pela UFRJ (1983). Possui larga experiência em Consultoria Empresarial, tendo trabalhado por 14 anos na Accenture Consulting e 3 anos na Ernst & Young Consulting. É especialista em gestão de negócios, participando e coordenando projetos de reestruturação empresarial e implantação de sistemas de gestão integrada em empresas de grande porte como Petrobras, Votorantin, Jornal do Brasil, Vivo, Light, Coelba, Braspetro Colômbia, Karsten, CPFL, Grupo Industrial João Santos, Cimento Mauá, Braskem, entre outros.

Em Petrópolis a Costa Salgueiro deixa sua marca em diversas empresas da cidade tais como Vassouras Rossi, Telas São Jorge, CTO – Centro de Terapia Oncológica, Grupo Tribuna de Petrópolis entre outras.

 

COSTA SALGUEIRO CONSULTORIA – GESTÃO DE NEGÓCIOS

Edifício Pio XII

Rua Marechal Deodoro, 119 – sobreloja 19

Centro – Petrópolis/ RJ

(24) 2237-9500/ (24) 98114-3677 (WhatsApp)

www.csalgueiro.com.br

mairom.duarte@csalgueiro.com.br