tn_Reunião-do-GGIM-destaca-açõ

Um dos pontos comentados foi o choque de ordem no Centro, fruto de parceria de Guarda Civil, PM e outros órgãos da prefeitura

 

A primeira reunião em 2017 do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizada na noite da última segunda-feira (13.02), fez um balanço das ações de segurança já realizadas neste início de ano. Entre os pontos comentados foi destacada a parceria entre Guarda Civil, Polícia Militar e outros órgãos da prefeitura para o choque de ordem em ruas do Centro nas duas últimas semanas.

Na primeira ação, realizada na 13 de Maio, na Dr. Nelson de Sá Earp e na Praça da Liberdade, o choque de ordem identificou 55 ocorrências de delitos e infrações, como consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos, tráfico de drogas, estacionamento irregular e som alto. Já na sexta passada, o número caiu para 13 ocorrências.

“Em relação ao primeiro choque de ordem, o último teve uma receptividade maior da população e um número de ocorrências bem menor. Isso mostra que o trabalho deu certo. E esse resultado só é positivo graças ao trabalho integrado entre os órgãos participantes”, analisou o chefe da Guarda Civil, Jeferson Calomeni, que comandou a reunião. O choque de ordem contou com participação também de Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Fiscalização de Posturas, Ministério Público, Vara da Infância e Juventude e Conselho Tutelar.

Calomeni ainda relatou o trabalho de Bernardo Rossi para recuperar uma verba de quase R$ 500 mil para a aquisição de câmeras de monitoramento para o município. O recurso é fruto de emenda da deputada federal Cristiane Brasil (PTB) ao orçamento da União, mas não foi aplicada pelo governo anterior. Graças à articulação do prefeito, o montante voltará para Petrópolis, que vai aumentar o número de câmeras das atuais 28 para 100.

Outro ponto alvo de atenção nesse ano, o aumento de segurança nas praças da cidade, também foi comentado na reunião de segunda.

“Nós colocamos o ônibus de videomonitoramento em operação na Praça da Águia (Praça Visconde de Mauá) e, desde então, zeramos a ocorrência de delitos como furtos, consumo de drogas, pichações. Esse é mais um equipamento que já está dando resultados para a população e que foi colocado em operação no governo Bernardo Rossi”, comentou Calomeni. Além disso, já foi inaugurado o posto fixo 24 horas na Praça da Liberdade e realizadas rondas periódicas na Praça Duque de Caxias (Praça do Skate) e Praça da Inconfidência.

O vice-prefeito Baninho acompanhou a reunião representando o prefeito Bernardo Rossi. Participaram da reunião representantes das secretarias de Educação, Defesa Civil, Esportes, Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, da Fundação de Cultura e Turismo, da CPTrans, da 105ª Delegacia de Polícia, do 15º Grupamento dos Bombeiros Militares, dos coordenadores do Programa Promotores da Paz (Proppaz) da Guarda Civil e da Associação de Taxistas de Petrópolis.

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrópolis