tn_4º Festival de Haicai de Petrópolis 2016

Como parte da Semana da Cultura do Japão em Petrópolis, será realizado o 4º Festival de Haicai. Como o haicai compreende uma modalidade poética milenar que, de acordo com a cultura de outros países, foi sofrendo adaptações ao decorrer do tempo, praticantes escolhem sua forma de desenvolver suas obras. Porém, a fins de uma maior clareza no julgamento do Festival, algumas regras deverão ser obedecidas, evitando a desclassificação dos trabalhos.

Regras para inscrição:
Enviar até três haicais, cada um contendo três versos preferivelmente escrito em 5, 7, 5 sílabas, sem rima nem título, contadas segundo a métrica poética.
Deve ter como eixo um kigo, ou termo-de-estação, evidenciando o diálogo com a natureza.

Categorias: Infantil (até 11 anos) Juvenil (de 12 aos 18 anos), Adulto de Petrópolis e Adultos de outras cidades.

Sobre as inscrições: até dia 4 de junho
de 2016, na Casa da Educação Visconde de Mauá (Rua Barão do Rio Branco, nº 3 – Centro – Petrópolis/ RJ), aos cuidados da Profª Catarina Maul, ou pelo e-mail: concursosliterariospetropolis@gmail.com.
Enviar o haicai com a identificação do autor em mesmo arquivo. A identificação deverá conter, já que buscamos a publicação de um livro, nome completo, telefone de contato, estado civil, profissão, endereço com CEP, CPF e RG. Máximo de 3 haicais por autor.

Final: 10 setembro de 2016, em horário a ser informada posteriormente, na Casa Claudio de Souza – Praça da Liberdade, 247

Premiação: Serão premiados com troféus os 5 primeiros colocados de cada categoria e os cem (100) haicais selecionados de acordo com o corpo de jurados, independente da categoria, comporão uma antologia. Cada escritor que tiver seu poema publicado receberá um exemplar do livro e os finalistas de cada categoria, 10 exemplares do mesmo, sem custo. A premiação acontecerá no evento da final do festival. Os troféus e os exemplares dos poetas de outras cidades serão enviados pelos Correios. Todos, antes da edição, deverão enviar declaração preenchida para a coordenação do concurso, conforme comunicação futura, dando a permissão, sem cobrança, para a publicação do seu trabalho na obra impressa. A renda conquistada pela comercialização dos exemplares será destinada a um fundo para publicação do próximo ano, quando será realizado o Festival de Haicai de Petrópolis 2016.

Realização:
Associação NIKKEI de Petrópolis
Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis
Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni
Academia Petropolitana de Educação

Coordenação: Catarina Maul – presidente da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni e Ataualpa A.P. Filho, presidente da Academia Petropolitana de Educação.

Organização: Catarina Maul

Maiores informações serão concedidas através do e-mail da inscrição.

 
Texto: Assessoria
Foto: Divulgação