IFA Comdep iniciou na manhã do último domingo (29/12) o corte de uma figueira que estava infestada de brocas na base, ameaçando a queda em residências próximas. A operação aconteceu na Rua Hermogênio Silva, próximo ao número 2.020, onde um trecho da via foi fechado e o trânsito desviado para a ponte que liga a Estrada de Cascatinha em direção à Ponte Branca, no Samambaia. Agentes de Trânsito da CPTrans auxiliaram os motoristas.
Para realizar o corte foi preciso acionar as equipes das concessionárias de energia, de telefonia e de TV para a retirada temporária da fiação. A operação durou cerca de 10 horas, com a retirada dos galhos. Uma nova data para reinício da ação será remarcada pela Comdep.
De acordo com avaliação realizada após solicitação de moradores da região, uma engenheira da secretaria de Meio Ambiente identificou a infestação e a necessidade do corte. A figueira media aproximadamente 20 metros de altura e era centenária. As brocas são insetos que se alimentam de madeira. Quando instalados na base do tronco acabam por enfraquecer a raiz, trazendo o risco de queda.

Ascom PMP