Cegonha CariocaO Programa Cegonha Carioca, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio , chegou à marca de 95 mil mulheres beneficiadas em toda cidade, informou nesta quinta-feira (2) a prefeitura da cidade. O valor é 115% superior ao mesmo período do ano passado.

Considerado referência entre os serviços da prefeitura, o programa foi o mais elogiado em recente pesquisa feita pela central de atendimento 1746. Graças ao projeto Cegonha, as gestantes puderam visitar com antecedência as maternidades onde tiveram seus filhos e receberam um kit com roupas para os recém-nascidos. Além disso, as gestantes contam com uma ambulância exclusiva para levá-las até a maternidade.

O transporte é acionado por meio de uma central telefônica, que funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados, e conta com uma equipe de enfermeiros-obstetras para orientar as pacientes. Até o momento, mais de 17 mil mulheres foram beneficiadas pelo Transporte
Cegonha.

O Cegonha Carioca é um projeto pioneiro que ampliou o atendimento oferecido às gestantes da cidade, além de estimular a realização do pré-natal completo e diminuir as complicações evitáveis. O programa preconiza a humanização do atendimento com o objetivo de reduzir a mortalidade materno-infantil e incentivar o pré-natal. As maternidades contam com espaços para relaxamento durante o pré-parto e a gestante pode escolher um acompanhante de sua preferência para a hora do parto.

Agência Rio