tn_Ricardo e Márcio
Medalhistas olímpicos, que voltaram a formar parceria nesta temporada, garantem título com uma etapa de antecedência

Estava tudo desenhado para que o título da temporada 2013/2014 do Circuito Banco do Brasil Open saísse mesmo em João Pessoa (PB), com uma etapa de antecedência. E Ricardo e Márcio não deixarar a chance escapar. Aliás, já entraram em quadra para o jogo das quartas de final como campeões, visto que a dupla Bruno/Hevaldo, que ainda tinha um resquício de chance, acabara de ser derrotada na partida anterior. A festa se completou em seguida, com a vaga dos medalhistas olímpicos para as semifinais.

O baiano Ricardo, com três medalhas olímpicas no currículo, voltou a formar dupla com o cearense Márcio, prata nos Jogos de Pequim/2008, no início desta temporada. Uma parceria que tinha feito sucesso entre 2010 e 2011. Logo conquistaram cinco pódios na edição 2010 do Circuito Banco do Brasil. No mesmo ano, jogaram dez etapas do Circuito Mundial, garantindo uma prata e dois bronzes. Já iniciaram 2011 como uma das principais forças do vôlei de praia brasileiro. E foram vice-campeões mundiais em Roma (ITA), perdendo na final para Alison/Emanuel.

Neste sábado, Ricardo conquistou pela quinta vez o título do Circuito Banco do Brasil, com Márcio sendo tricampeão (veja quadro abaixo). Depois que Bruno e Hevaldo foram derrotados por Emanuel e Pedro Solberg (PR/RJ) por 2 a 1, parciais de 19/21, 21/18 e 15/9, Ricardo e Márcio entraram em quadra como campeões, mas queriam comprovar o bom momento com uma vitória que os conduzisse às semifinais em João Pessoa (PB). E trataram de bater Luciano e Edson Filipe (ES): 2 a 0, com um duplo 21/14.

“Foi num momento especial, num local especial, João Pessoa. Um presente para os paraibanos e pra mim também. E foi num ano diferenciado, com mudança de parceria, muito bom para nossa equipe. E tivemos uma regularidade muito boa. Acho que esse foi o diferencial em relação aos outros times. Estou muito feliz. É marcante voltar a vencer depois de alguns anos”, declarou o campeão Ricardo.

“Voltar a jogar com o Ricardo depois de dois anos foi muito legal. Costumo dizer que ele sempre foi o meu principal adversário. É um grande jogador. E esse conhecimento entre nós dois deu o tom da parceria. Já entramos em quadra campeões da temporada, mas a etapa ainda não terminou. Teremos uma parda difícil pela frente e vamos tentar o título aqui em João Pessoa para coroar esse momento”, disse o campeão Márcio.

Das sete etapas da edição 2013/2014 até aqui, Ricardo e Márcio subiram ao pódio em cinco delas. Foram campeões em São Luís (MA), vice em Recife (PE) e terceiro lugar no Guarujá (SP), em São José (SC) e em Natal (RN). Em João Pessoa (PB), lutarão por uma vaga na final contra Emanuel e Pedro Solberg, contra quem jogaram apenas uma vez, na etapa passada, e perderam, também nas semifinais.

E o outro duelo por uma vaga na decisão terá um jogador da casa. O paraibano Vitor Felipe e seu parceiro Evandro enfrentarão Alison e Bruno Schmidt (ES/DF). As semifinais começam às 18h deste sábado, todas com transmissão ao vivo do SporTV.

OS TÍTULOS DE RICARDO E MÁRCIO NO CBBVP OPEN:

Ricardo
2002 – Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2003 – Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2006 – Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2008 – Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2013/2014 – Ricardo/Márcio (BA/CE)

Márcio
2000 – Márcio/Benjamin (CE/MS)
2005 – Márcio/Fábio Luiz (CE/ES)
2013/2014 – Márcio/Ricardo (CE/BA)