CariocasCariocas enfrentam pontos de congestionamento nesta segunda-feira (17), primeiro dia útil das novas mudanças no Centro do Rio, principalmente em razão da mudança de mãos na Avenida Rio Branco e do fechamento do Mergulhão da Praça Quinze

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), da CET-Rio, da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e da Concessionária Porto Novo, implantou mão dupla da Avenida Rio Branco, trecho entre a Avenida Presidente Vargas e o Aterro do Flamengo, e alterado o itinerário de 228 linhas de ônibus municipais e intermunicipais. As medidas fazem parte do plano de mitigação da prefeitura para o avanço das obras do Porto Maravilha. A Avenida Rio Branco passa a operar em regime de mão dupla.

Entre a Avenida Presidente Vargas e o Aterro do Flamengo, a faixa central da via foi destinada à circulaçãode táxis, sentido Cinelândia, que não terão ponto para embarque e desembarque. As faixas laterais ficarão disponíveis para o tráfego de ônibus: duas no sentido Candelária e as outras duas no sentido contrário (Cinelândia).

A proibição de circulação de veículos particulares na Avenida Rio Branco vigorará nos dias úteis, das 5h às 21h, e aos sábados, das 5h às 15h. Nos domingos e feriados, não haverá restrições à circulação de veículos particulares pela via. Para os veículos de passeio vindos da Avenida Presidente Vargas e Binário/Camerino em direção à região do Castelo, Praça XV, Lapa e Glória, o último acesso é pela Avenida Passos.

O acesso à Avenida Graça Aranha e adjacências poderá ser feito pela Avenida Passos, Rua Sete de Setembro, Rua Uruguaiana e Avenida Nilo Peçanha, que operará em mão dupla até a Avenida Graça Aranha.

Fonte: Agência Rio