tn_Tudo pronto para o Baile Preto e Branco 1
Tradicional baile Preto & Branco promete aquecer o carnaval 2014 do Petropolitano FC

Dentre as atrações estão a Orquestra Toque Requinte, Dj’s e GRES Portela, que prometem fazer os foliões se divertirem

Tudo pronto pra o Baile Pré-carnavalesco mais tradicional de Petrópolis: o Preto & Branco. No sábado, dia 22 de fevereiro, às 22h, o Petropolitano FC abre as portas e, junto com a Orquestra Toque Requinte, Dj’s do Som Petrô e o GRES Portela, promete oferecer aos foliões uma festa inesquecível com músicas dos anos 70, 80, 90 e muito samba!

Criado em 1978, o Preto & Branco surgiu em substituição ao famoso baile de máscaras, que abria o carnaval na cidade. O traje é nas cores que representam o clube: preto, branco ou preto e branco. O baile de carnaval de salão é uma ótima oportunidade para quem curte o carnaval com a família, com os amigos e é a melhor opção para os apaixonados pelo samba.

As atrações prometem agradar a todos os públicos. Vão desde os clássicos da música, passando pelas marchinhas com a Orquestra Toque Requinte, chegando à animação da bateria do GRES Portela, uma das mais tradicionais e antigas escolas de samba cariocas que traz para a serra seus intérpretes, passistas, mestre sala e porta bandeira. O Preto & Branco foi o primeiro baile de cores do Brasil e, pelo sucesso, influenciou os clubes do Rio de Janeiro a fazerem o mesmo, dando início aos bailes com as cores dos respectivos clubes.

A Orquestra Toque Requinte já participou de diversos bailes, eventos e festas na cidade e em outros municípios. A diversidade de estilos é sua principal característica e o repertório abrange sucessos do presente e do passado com grandes clássicos da MPB e Internacionais, músicas populares atuais e também tradicionais que lembram às famosas orquestras de baile, mesclando repertório cantado e instrumental.

Os ritmos vão da Jovem Guarda ao Pop, incluindo músicas mais lentas e tradicionais como Bolero, Fox, Bossa Nova, Baladas Românticas e, também, ritmos agitados e atuais como o Samba, Forró, e Rumba e, claro, as marchinhas de carnaval.

A atração mais aguardada da noite da noite é a bateria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, uma das mais tradicionais e conhecidas escolas de samba do Rio de Janeiro. Carinhosamente chamada de “A Majestade do Samba”, foi fundada oficialmente como um bloco carnavalesco, chamado Conjunto Oswaldo Cruz, em 11 de abril de 1923, no bairro de Oswaldo Cruz, mesmo ano de criação do bloco “Baianinhas de Oswaldo Cruz”, que já continha o embrião da primeira diretoria portelense, com Paulo da Portela, Alcides Dias Lopes (mais conhecido como “Malandro Histórico”), Heitor dos Prazeres, Antônio Caetano, Antônio Rufino, Manuel Bam Bam Bam, Natalino José do Nascimento (o “seu Natal”), Candinho e Cláudio Manuel.

Ao longo das primeiras décadas do carnaval carioca, a Portela se tornou uma das principais escolas de samba cariocas, compondo um quarteto de grandes ao lado de Mangueira, Acadêmicos do Salgueiro e Império Serrano. Adotando como símbolo a águia e as cores azul e branco, a Portela conquistou 21 títulos do carnaval. Foram dois bicampeonatos, dois tricampeonatos, dois tetracampeonatos, um pentacampeonato, um hexacampeonato e um heptacampeonato.

A escola de samba é responsável por algumas inovações nos desfiles de carnaval. No carnaval de 1939 apresentou aquele que é considerado o primeiro samba de enredo, além de levar ao desfile fantasias, totalmente enquadradas a ele. Introduziu também a comissão de frente e, mais tarde, a primeira escola a uniformizá-la.

Em 2014 a azul e branco de Madureira leva para a Marquês de Sapucaí o samba enredo “Um Rio de Mar a Mar: do Valongo à Glória de São Sebastião”, exaltando a história do povo carioca, do Rio de Janeiro, Fevereiro e Março, carnaval. “De um povo que flechado de amor se rende e se reinventa à gloria de São Sebastião. Rio azul que passa em nossas vidas, a passar. Passado, presente e futuro. Onde o nosso coração se deixa levar. Rio de história que, de mar a mar, nos conta, como contas que nos unem num colar. Rio de fato que nos ata ao porto de suor e sangue, do banzo de Benim, Angola e Congo nos elos da corrente do Cais do Valongo. Da África que veio pro lado de cá”, como explica a sinopse do enredo.

O primeiro lote dos ingressos já está à venda por R$40,00 (quarenta reais). Os pontos de venda são às lojas Claro GSM Free, localizadas à Rua 16 de março, 237; Rua do Imperador, 625 – loja 01 e Praça D. Pedro II, loja 04 e na Secretaria do Petropolitano F.C., à Rua Roberto Silveira, 82 – Centro – Petrópolis/ RJ.

SAMBA ENREDO GRES PORTELA 2014
Um Rio de Mar a Mar: do Valongo à Glória de São Sebastião
“O canto do cais do Valongo ôôôôôôô
Que veio de Angola, Benin e do Congo
Tem semba, capoeira e oração
O Rio sai da roda de jongo e vai desaguar
Na glória de São Sebastião
Oi, bota abaixo, sinhô
Oi, bota abaixo, sinhá
Lá vem o Rio de terno de linho
E chapéu panamá
A correnteza
De um Rio Branco é que traz
A arte do canto e a dança
De todos os sons musicais
O teatro da vida não sai de cartaz
A ilusão é uma atriz
Se exibindo na praça linda e feliz
Eu vou
Da Revolta da Chibata
Ao sonho que faz passeata
Seguindo a canção triunfal
Nesse Rio que vem e que vai
Traço o meu destino
E viro menino pra brincar de carnaval
Sou carioca, meu jeito é de quem
Vem com o sorriso do samba que a gente tem
Meu peito é um porto aberto
Pra te receber meu bem
Vou de mar a mar, mareia
Vou de mar a mar, mareia, mareou
Iluminai o tambor do meu terreiro
Ó santo padroeiro
O axé da Portela chegou!”

SERVIÇO
BAILE PRETO & BRANCO
Data: Sábado, 22 de fevereiro de 2014
Horário: 22h

Atrações
GRES Portela
Orquestra Toque Requinte

Traje Obrigatório: Preto, Branco ou Preto e Branco
2° ambiente DJs do Som Petrô

18+ (classificação)

1º lote 0001 a 0500 = R$ 40,00 (unissex)

PONTOS DE VENDA
Claro GSM Free
Rua 16 de março, 237
Centro – Petrópolis/ RJ

Claro GSM Free
Rua do Imperador, 625 – loja 01
Centro – Petrópolis/ RJ

Claro GSM Free
Praça D. Pedro II, loja 04
Centro – Petrópolis/ RJ

Petropolitano F.C.
Rua Roberto Silveira, 82
Centro – Petrópolis/ RJ

Realização: Petropolitano F.C.
Informações: (24) 2242-4949
Texto: Assessoria
Foto: Divulgação