tn_Prefeitura promove curso de capacitação“O Papel da Rede Socioassistencial do Município na Política de Assistência Social” é o tema do primeiro curso de capacitação para os membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), que começou ontem (11/2). Na programação estão previstasseis palestras com profissionais da área, debates e grupos de trabalho, que se estenderão até o próximo dia 20, sempre das 13h às 18h, na Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), no Centro.
“O curso é aberto aos conselheiros, técnicos da Setrac e das instituições da nossa cidade que trabalham com assistência social. Estamos promovendo atualizações e capacitando esses profissionais para melhor atender os cidadãos que estão em condições de vulnerabilidade social”, explicou o secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Jorge Maia.
A palestrante que abriu o primeiro dia de curso foi a e ex-coordenadora de Proteção Básica do Ministério de Desenvolvimento Social (2003-2011) e ex-superintendente de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Secretaria de Estado de Assistência Social (2011-2014), Helena Lima. Ela apresentou um panorama geral sobre a política de assistência social. “Precisamos conhecer e entender as leis e ferramentas que nos ajudam a desempenhar o nosso trabalho para que façamos os planejamentos adequados. Sem planejamento não há política pública de assistência social, apenas ações pontuais”, declarou.
Jorge Maia comemorou o resultado do curso, que lotou o auditório da Setrac e contou com a participação de representantes de importantes instituições da cidade, como aComissão Municipal de Atuação Comunitária de Petrópolis (COMAC), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Petrópolis (APAE-Petrópolis) e a Sociedade Ademir Damaceno para Infância e Adolescência (Sadias), entre outras. “Quando assumimos em 2013, os conselhos municipais estavam praticamente parados. Conseguimos avançar muito e, agora, estamos capacitando os conselheiros. Nosso objetivo é que Petrópolis seja, a médio prazo, uma referência em conselhos municipais”, afirmou.
Confira a programação completa do curso:
Eixo I – Política Nacional de Assistência Social x Controle Social
11/2 – Panorama Geral sobre a Política de Assistência Social, com Helena Lima
12/2 – Tipificação dos Serviços na Política de Assistência Social, com Diana Delgado
13/2 – O Papel do Conselheiro no Exercício do Controle Social junto à Política de Assistência Social, com Ana Olívia Lemos Verly
Eixo II – Elaboração do Plano de Trabalho e Relatórios
18/2 – Elaboração de Instrumentos na Política de Assistência Social, com Andréa Baptista
Eixo III – Monitoramento e Avaliação
19/2 – Monitoramento e Avaliação na Política de Assistência Social, com Leonardo Pecoraro
20/2 – Orientações sobre Prestação de Contas, com Simone Gouvêa Schaefer
Endereço da Setrac: Avenida Ipiranga, 544, Centro
Mais informações: 2249-4298

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação