Destaques na temporada 2013, os jovens atletas das categorias de base do Hipismo já têm um novo desafio, a Copa das Nações de Wellington, nos Estados Unidos. A competição acontece entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março e a equipe brasileira entra em pista para buscar o bicampeonato.

Foram convocados cavaleiros e amazonas das categorias Mirim, Junior e Young Riders e a Confederação Brasileira de Hipismo vai subsidiar mais de 85% do custo total da viagem dos atletas. A delegação, que tem entre 12 e 21 anos, embarca para a Flórida nos próximos dias. O investimento da CBH nos jovens talentos faz parte do projeto da instituição para o desenvolvimento do esporte. Os grandes resultados conquistados ao longo de 2013 só mostram que o trabalho de preparação desses atletas está no caminho certo.

“Este ano vamos competir com um número maior de países da Europa e Américas. Nossos jovens estão sendo preparados desde o último ano, dentro do programa de desenvolvimento das categorias de base, com a Coordenação Técnica do Caio Sérgio de Carvalho, clínicas e maior participação em Concursos Internacionais. Por isso, acreditamos que apesar do excelente nível dos concorrentes, aliado a uma armação altamente técnica das pistas, nossos jovens, que hoje vivem uma nova etapa no hipismo nacional, com muita união, disciplina, determinação são fortes candidatos a subir nos pódios em todas as categorias da Copa das Nações, brigando pelos dois primeiros postos”, destaca Constantino Scampini, diretor das categorias de base da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

Como parte da preparação para a Copa das Nações de Wellington, os atletas convocados participaram de uma clínica com o francês Jean-Maurice Bonneau, técnico da equipe brasileira de salto sênior. Foram três dias de trabalho intenso na Sociedade Hípica Paulista entre 31/01 e 02/02 e Jean Maurice acredita que o Brasil tem grandes chances na disputa: “Cada categoria tem a sua particularidade. Já acompanho alguns atletas desde 2012 e a evolução deles é nítida. Com foco no trabalho e espírito de equipe eles chegam longe”, contou.

A disputa em Wellington é a primeira do calendário 2014 e dá início a uma série de competições que servirão como preparação para os Campeonatos Americanos de Mirim, Pré-Junior e Junior e Sul-Americano de Young Rider. As provas, que acontecerão entre 7 e 12 de outubro em Santiago, no Chile, são os principais eventos das categorias no ano.

Em 2013, o Brasil levou para casa os títulos por equipe nas categorias Mirim e Junior na Copa das Nações de Wellington. Além disso, deram um show no Campeonato Americano e Sul-Americano da Juventude, na Argentina. Por equipes, foram quatro medalhas de ouro, Mirim, Pré-Junior, Júnior e Young Riders, e três de prata, Mirim, Junior e Young Rider. E na disputa individual mais quatro ouros, além da vaga para os Jogos Olimpícos da Juventude, em Nanjim na China, em 2014. Ainda no ano passado conquistaram também o South African National Equestrian Schools Association (SANESA), na Cidade do Cabo, na África do Sul.

Confira abaixo a lista dos atletas convocados:

Categoria Mirim (12 a 14 anos)
Paulo Miranda / Larissa
Pedro Egoroff / Anton 640
Thales Marino / Balla Doze
Vittorio Burger / Cheese Z

Categoria Junior (14 a 18 anos)
Alberto Sinimbu / Sharapova
Bianca Rodrigues / Abernante
Giulia Scampini / Keep On Fighting
João Vitor Aguiar / Wamira

Categoria Young Riders (16 a 21 anos)
Guilherme Saraiva / Utah
Luis Antonio Piva / Zaterdag Cooper
Carolina Drummond / Opium Du Breau
Anna Paula Noronha / Unique Times