tn_exposição-2No dia em que Petrópolis completa 172 anos de fundação (16/3), o prefeito Rubens Bomtempo inaugurou a exposição “50 anos de Desenvolvimento Nacional” no Centro de Cultura Raul de Leoni. A mostra itinerante reúne 80 imagens provenientes, em sua maioria, do Arquivo Nacional, além de fotografias da Radiobrás e da Agência O Globo, enfatizando os aspectos econômicos que marcaram a segunda metade do século XX.

“É uma honra, no aniversário de Petrópolis, abrir esta exposição que fala tanto da nossa história. Vamos mobilizar as escolas e trazer os jovens para conhecer este importante arquivo de uma instituição reconhecida em nosso país, que é o Arquivo Nacional”, enfatizou o prefeito Rubens Bomtempo.
A presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Thaís Ferreira citou a importância em resgatar a memória do país, salientando o atual momento político nacional. A coordenadora geral de acesso e difusão documental do Arquivo Nacional, Maria Aparecida Torres, agradeceu a iniciativa do prefeito em trazer a exposição para Petrópolis e agradeceu também ao deputado Hugo Leal, que, por meio de uma emenda parlamentar, tornou a exposição itinerante.
O Arquivo Nacional, órgão do Ministério da Justiça, foi criado durante o Império, em 2 de janeiro de 1838. Sua missão consiste em implementar e acompanhar a política nacional de arquivos, por meio da gestão, recolhimento, tratamento técnico, preservação e difusão do patrimônio documental do país.
A mostra “50 anos de Desenvolvimento Nacional” está na Galeria Aloísio Magalhães e pode ser visitada gratuitamente até o dia 5 de abril. O espaço fica aberto de terça-feira a sábado, entre 13h e 18h, e aos domingos das 13h às 17h.

Ascom PMP